Santana FM

Switch to desktop Register Login

Sine de Itaúna faz balanço de atividades em 2013

novo sine e procon Destaque entre as Unidades de Atendimento ao Trabalhador (UAT's) do Estado, o Sine de Itaúna tem se preocupado em satisfazer as necessidades de Trabalhadores e Empregadores da cidade e região. Prova disso são os resultados alcançados em 2013, quando foram realizados 16.632 atendimentos, dentre a obtenção de Seguro Desemprego, Cadastramento de Currículos, Emissão de Carteiras de Trabalho, Intermediações e Encaminhamento de candidatos para as empresas. Neste último quesito, a meta estipulada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que era de 152 pessoas nos doze meses, foi mais que superada, alcançando o expressivo número de 3802 encaminhamentos – deste total, 402 pessoas foram contratadas pelas empresas solicitantes (média superior a 1 contratação por dia).

 

Outros números que valem a pena destacar podem ser conferidos abaixo:

5755 atendimentos de seguro-desemprego

3955 cadastramentos de trabalhadores no banco de dados do MTE

2820 emissões de carteiras de trabalho

 

Estrutura e serviços oferecidos

Atendendo em novo endereço, com sede mais ampla, os serviços são prestados com maior qualidade e conforto à Trabalhadores e Empresários que procuram o local. Dentre os serviços oferecidos estão:

 

- Seguro desemprego: atendimento destinado à pessoas que perderam sua ocupação profissional e que tem direito ao benefício oferecido pelo Governo Federal até a inserção em um novo emprego.

 

- Intermediação de mão de obra: parceria com as empresas de Itaúna e região, onde as vagas disponíveis são informadas ao Sine. Uma busca é realizada no banco de dados do Ministério do Trabalho (currículos cadastrados) e o profissional é encaminhado à empresa visando o preenchimento  da vaga.

 

- Emissão da Carteira de Trabalho (CTPS): o documento, considerado primordial, além de ser a porta de entrada para o mercado de trabalho, retrata toda a história do trabalhador, suas experiências, atividades exercidas, facilitando inclusive no processo de aposentadoria por tempo de serviço.

 

- Qualificação: o COMTER (Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda), em parceria com os Governos Federal e Estadual, oferece cursos de qualificação e requalificação profissional, atendendo as necessidades dos trabalhadores e empresas.

 

Primeiro Emprego e Profissionais Autônomos

O Sine está preocupado também com os jovens que buscam sua primeira oportunidade no mercado. “Nossa meta é trabalhar a questão do primeiro emprego, para pessoas com idade entre 14 e 24 anos. Queremos prepará-los e criar condições para que eles possam enfrentar os desafios, mostrando habilidade e principalmente qualidade naquilo que se proporão a fazer como trabalhador”, explica o Diretor do Sine, Eustáquio Xavier.

 

Outra novidade para 2014 será a implantação de uma Central de Prestação de Serviços para cadastramento de profissionais autônomos de diversas atividades. Estes prestadores de serviços terão suas experiências analisadas (qualidade e segurança do serviço que será oferecido/prestado) e ficarão disponíveis para atender necessidades emergenciais de residência ou empresas na cidade.

 

Para aqueles que querem se atualizar ou voltar ao mercado de trabalho, o Sine planeja a realização de cursos de capacitação (propostas já foram enviadas à governos e parceiros). “Nossa intenção é melhorar as condições de vida, de trabalho e de renda dessas pessoas que nos procuram. São em média 200 atendimentos realizados diariamente”, explica Eustáquio.

 

Novo endereço

Rua Péricles Gomide,166, Centro, na Praça Imaculada Conceição. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 12h30 às 16h30. Os telefones para contato são 3241-3366 e 3241-5188.