NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 3 de agosto de 2021

passando-roupa

Ninguém gosta de fazer os serviços domésticos e infelizmente não podemos fugir deles. Passar roupaentra no top da chatice e dor nas costas, nunca parece estar passada direito e muitas vezes só lembramos de passar na hora que estamos atrasados ou morrendo de sono.

Como não sou daquelas que recolhe a roupa e passa, sempre está tudo lá no guarda-roupa amassado e só passo quando preciso, e é claro que isso dificulta um pouco o processo.
Por isso peguei alguns truques que podem ajudar nessa árdua tarefa.

 

  1. 1 – Tudo começa na hora de lavar a roupa: Se colocar muitas roupas na máquina elas vão ficar torcidas, coloque a quantidade indicada sempre.
  2. 2 – Na hora de pendurar as roupas se você tiver espaço, uma ótima dica é colocar as camisetas e camisas em cabides, assim elas não vão deformar, e além de secar + rápido vão ficar menos amassadas.
  3. 3 – Vocês se lembram da sacudida que a vovó sempre dá nas roupas antes de colocá-las no varal ? Pois é, isso não é besteira de vó não! É a voz da experiência a “socudida” ajuda a tirar boa parte do amassado de suas roupas.
  4. 4 – Ao recolher as roupas, dobre logo que recolher e separe as que necessitam ser passadas e as que já podem ser guardadas, assim fica mais fácil na hora de passar.
  5. 5 – Se você tirar as roupas do varal logo que elas secaram, na hora de passar vai ficar bem mais fácil! E se puder e tiver uma rotina de passar roupas (tipo todo domingo), tire a roupa ainda ligeiramente úmida (não pode ser molhada). Isso vai facilitar e ainda economizar energia, pois a roupa vai passar mais rápido.
  6. 6 – Outra forma de economizar energia, caso você não tenha aquelas mantas de passar roupa, é colocar um pedaço de papel alumínio e sobre ele o pano que irá utilizar para passar. O papel alumínio vai ajudar a manter a temperatura e você não vai precisar ficar virando a roupa.
  7. 7 – Mas se você faz como eu, que nunca passo a roupa na hora que recolhe, utilize um borrifador com água e um pouco de amaciante. Basta dar uma “borrifadinha” nas roupas e passar(a dica é antiga mas sempre ajuda).
  8. 8 – Se você estiver em uma viagem, a dica é pendurar a roupa em um cabide e na hora de tomar banho deixe ela no banheiro pendurada. O vapor do chuveiro vai desamassar bem sua roupa.
  9. 9 – Para roupas difíceis de passar, borrife um pouco de água na roupa seca, enrole e coloque em um saquinho bem fechado e deixe a roupa na geladeira (não no freezer), por pelo menos 1 hora, na hora de passar acredite vai ficar bem mais fácil.
  10. 10 – A camisa social é a peça considerada mais complicada de ser passada. A ordem correta para passar a camisa e deixá-la impecável, é começar deixando o colarinho reto, sem dobrar. Em seguida passe os punhos, mangas, parte frontal. Passe por último a parte das costas, finalize dobrando o colarinho e pendure a camisa imediatamente no cabide.

Coloque sua banda preferida no som e mãos a obra! Porque não tem como você dar a velha desculpa de não saber passar roupas.
Arregace as mangas e boa sorte.