Pré-candidatos desistem da disputa eleitoral

Foto: reprodução das redes sociais/Nem todos os pré-candidatos compareceram à reunião, entretanto, todos justificaram previamente o motivo.

Gabriela Santos*

Desde que foram divulgados os nomes itaunense que disputam uma cadeira na Câmara dos Deputados, o assunto vem causando polêmica entre a população. Ao todo, 15 pessoas se afirmavam como pré-candidatos, 8 no âmbito estadual e 7 no âmbito federal.

Entretanto, na última sexta (27), ocorreu um Encontro de Lideranças Políticas na Draft, em Itaúna. O grupo liderado pelo presidente da Associação Comunitária, Aristides Antônio, o “Tidoca” se reuniu com os pré-candidatos. Durante o evento, Eugênio Pinto (PSDC), Rosse Andrade (PROS), Leonardo Lopes (PTB) desistiram da candidatura. Em vídeo que circula pelas redes sociais, Eugênio afirma que desistiu pensando no melhor para a cidade e agradeceu os apoiadores de sua campanha. Aristides Ribeiro (PSDC) também desistiu da disputa.

Com isso, o número de candidatos a deputado federal e estadual caem, respectivamente, para 5 e 6. O prazo para registro das candidaturas junto à Justiça eleitoral é até o dia 15 de agosto. No dia seguinte, já passa a ser permitida a realização de propaganda eleitoral, como comícios, carreatas, distribuição de material gráfico (os famosos ‘santinhos’) e propaganda na internet (desde que não paga), entre outras formas.

*Estagiária sob supervisão de Paloma Guimarães.