NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 3 de dezembro de 2020

 

 

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) apresentou, nesta terça-feira (5), um vídeo com cuidados preventivos contra o coronavírus que escolas, funcionários e alunos devem seguir na retomada das atividades presenciais na rede estadual de ensino. O retorno começa a partir do dia 19 de outubro em municípios inseridos na onda verde do programa Minas Consciente. Inicialmente, apenas estudantes do terceiro ano do ensino médio vão poder voltar às aulas.

No vídeo, a pasta explica que as pessoas devem manter distanciamento de 1,5 metro nas escolas. Em áreas coletivas, como cantinas e banheiros, haverá marcação no chão para garantir o espaçamento. Nas salas de aula, as primeiras filas devem permanecer desocupadas.

 

Veja o vídeo:

 

 

Crianças não devem levar brinquedos de casa, e recreios e intervalos serão reduzidos de forma a reduzir aglomerações nos pátios. Nos bebedouros, a orientação é que o uso seja feito apenas com copos e garrafinhas. Cada pessoa deve ter seus próprios itens.

As escolas que oferecem alimentação também devem observar o distanciamento de 1,5 entre as pessoas, inclusive nas filas e bancadas, que serão higienizadas entre uma turma e outra.

Alunos e funcionários que apresentarem sintomas de coronavírus, como febre, tosse, coriza, dor de cabeça e dor de garganta, devem permanecer em casa e informar a situação ao gestor da comunidade escolar o mais rápido possível. Quando a manifestação dos sinais ocorrer durante a aula, as pessoas devem ser deslocadas imediatamente para locais restritos.

“É importante que todos sigam as diretrizes para que a gente possa caminhar da melhor forma. Essa retomada respeita a autonomia municipal, os prefeitos que vão dizer em que momento essas aulas vão retomar em suas cidades, e a autonomia da família. Na rede estadual, a família vai poder optar se vai levar ou não sua criança à escola”, afirma o chefe de gabinete da SES-MG, João Pinho.

 

Por O Tempo