NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 24 de junho de 2021

Foto 1

Início da Festa Literária de Divinópolis atrai centenas de pessoas ao Gravatá

 

Se o intuito era emocionar o público, a abertura da Festa Literária de Divinópolis (FLID) atingiu, com sucesso, o objetivo, na noite desta quinta-feira (20). Na abertura de sua segunda edição, o evento cultural levou centenas de espectadores ao Teatro Usina Gravatá. Eles puderam acompanhar a cerimônia de abertura com uma bela homenagem ao autor Ataliba Lago, e um recital apresentado pela atriz Elisa Lucinda, inspirado em poemas de Adélia Prado. Além disso, atrações na parte externa do Teatro chamaram atenção de quem passava pelo local, como os músicos do grupo Os Trovadores de Divinópolis.

flid

Com público diversificado, tanto crianças quanto adultos se emocionaram com as apresentações. Durante a abertura, diversos elogios foram direcionados a Ataliba Lago. Um dos grandes responsáveis por fomentar a literatura em Divinópolis na década de 1920, o mineiro é patrono da biblioteca da cidade. “Ataliba Lago foi um homem além de seu tempo. Uma personalidade marcante para Divinópolis e Minas Gerais”, disse Geisa Greco, coordenadora da Biblioteca Municipal Ataliba Lago.

flid01

Pouco depois, a poetisa e atriz Elisa Lucinda prendeu a atenção do público, ao recitar poemas da divinopolitana Adélia Prado.

Programação

As atividades da FLID 2015 se estendem até domingo (23), que terá pela manhã uma roda de debates sobre “Humor em tempos politicamente corretos” com os cartunistas Duke, Quinho e Son Salvador. Antes, no sábado, uma das atrações mais esperadas da segunda edição da FLID é o bate-papo com a publicitária belo-horizontina Cris Guerra, idealizadora do blog “Para Francisco” que, posteriormente, se tornou um livro de sucesso. Cris criou também o primeiro blog de looks diários do Brasil, transformando-se numa influente formadora de opinião em moda e comportamento.

flid03

Outra atração muito aguardada no sábado é a jornalista, escritora e palestrante Leila Ferreira, que vem a Divinópolis falar sobre “A Arte de Ser Leve”. Há ainda, na parte externa do Teatro Usina Gravatá, um espaço para a mostra de livros de autores independentes, livraria e café gourmet com renda revertida para a ACCCOM. Além das atrações no palco principal do Teatro, diversas apresentações artísticas ocorrerão na área externa, como o artista circense Rodrigo Robleño, com experiência no Cirque du Soleil.

A programação completa da FLID pode ser acessada no site www.flid.com.br

 Os ingressos para as atrações internas ainda podem ser adquiridos na Boutique do Livro, na Avenida Antônio Olímpio de Morais, 487, no centro de Divinópolis. Para adquirir o convite, é necessário a troca por um livro em bom estado de conservação. Ao final do evento, todos os livros arrecadados serão doados à Biblioteca Municipal Ataliba Lago.

flid02