Acccom cria centro de voluntariado

20/03/2019 | Destaque, Itaúna

O Centro de Voluntariado da Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (Acccom) será inaugurado nesta quinta (21), em Divinópolis. A inauguração marca os 24 anos de atuação da entidade na região.O Centro de Voluntariado fica na Rua Niquelina, nº 640, Niteroi, Divinópolis. A cerimônia de inauguração será as 9h e por questão de espaço físico limitado, o evento será restrito a convidados.

Plínio César, assessor de comunicação da Acccom, esteve na Rádio Santana e afirmou que o Centro ” vai reunir os voluntários da Acccom  em um ambiente só, onde vai ser organizada ali a distribuição de utensílios para os pacientes, de brindes para os pacientes e de todas as doações que são recebidas vão passar pelo centro de voluntariado”, visando potencializar e melhorar as ações da Associação.

Quem quiser ajudar a fundação pode ligar para os telefones 37 3512 – 1500 e escolha o valor que pode doar . “Existem também outras formas de doação, com relação a doação de utensílios que as pessoas não usam mais. Televisão , móveis , camas, alguma coisa que você tem em casa e não usa mais você pode estar ligando para a Acccom”, explica o assessor. Os materiais são colocados em um bazar para levantar fundos para ajudar os associados. Também há a necessidade de um ultrassom e um  tomógrafo no centro oncológico para atender melhor os pacientes e agilizar o diagnostico e tratamento.

Foi anunciada na oportunidade uma nova parceria com um supermercado do estado, que vai doar arroz, feijão e carne durante um ano para os pacientes. ” é um ganho enorme para os pacientes da Accoom, para toda a comunidade e para os familiares dos pacientes que também vão receber estes alimentos”, comemora Plínio.

A Acccom conta com 170 voluntários que atuam em diversas frentes, como o Café com Prosa, que é a oferta gratuita de café, biscoito e suco para pacientes e acompanhantes, além da prosa; Apoio em eventos beneficentes; Oficinas de oração, artesanato e beleza; Eventos de entretenimento para pacientes; Reike, entre outras atividades.A associação nasceu em 1995 e, de lá pra cá, são muitos os avanços, como Hospital do Câncer, Casa de Apoio, Centro Oncológico. Em 2017, foram 305.438 atendimentos e 451.547 benefícios sócio assistenciais no mesmo período.

Segundo o presidente voluntário da ACCCOM, Wilson Martins de Freitas, “a gente tem muito a comemorar. No início foram diversas dificuldades para acreditarem nessa obra. A região de Divinópolis na época tinha um índice de câncer bastante alto e as pessoas tinham que se dirigir principalmente a Belo Horizonte. O paciente tinha que ter um acompanhante, mais as despesas de hospedagem, transporte, alimentação, sendo a maioria, sem condições financeiras. Daí surgiu a ideia maravilhosa de construir o Hospital do Câncer, inicialmente com 1.500 m² e hoje, 5.000 m² de área construída. Depois veio a Casa de Apoio, gratuita e com um papel muito importante no acolhimento de pacientes e acompanhantes. Após, o Centro Assistencial, o Centro de Reabilitação Oral e Prevenção e o Centro Administrativo, a entidade foi só crescendo. Por último, a construção do Centro Oncológico, com 2.400 m²

Veja também