Agosto começa com sol entre nuvens e tempo seco

1/08/2022 | Centro-Oeste

A situação de estiagem em 2022 ainda não foge do normal esperado – Foto Rádio Santana FM

 

 

A primeira semana de agosto começou com sol entre nuvens no Centro-Oeste de Minas e deve permanecer da mesma forma ao longo dos próximos dias. A previsão é que o mês continue ensolarado, registre nebulosidade e seja marcado por persistência de tempo seco.

 

Pelas manhãs, os moradores da região devem notar temperaturas mais amenas, em torno dos 10°C. Já as tardes são de calor, com termômetros que alcançam os 34°C.

 

Um dos meses mais secos do ano

 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apesar do fim de julho, o cenário de tempo seco registrado nele se mantém para o mês que se inicia. Além disso, de acordo o Instituto, agosto é um dos meses de menor índice de umidade relativa do ar.

 

A climatologista Alcione Wagner ressaltou que estes índices, nesta semana, devem ficar entre 20% e 30%. Para respirar, o ideal é que o nível esteja em, ao menos, 60%, o que indica estado de atenção à hidratação para os moradores da região.

 

Estiagem

 

Quanto à ausência de chuvas, os climatologistas explicaram que a situação de estiagem em 2022 ainda não foge do normal esperado. O Inmet detalhou que a diferença para este ano é que as frentes frias, que poderiam causar chuvas na região e que aparecem normalmente no mês de julho, não conseguiram avançar devido a um bloqueio atmosférico.

 

Ainda assim, as chances de chuva para agosto são baixas, mas não impossíveis. Caso ocorram, serão escassas e passageiras.

 

Temperaturas previstas em cidades da região:

 

Itaúna: 10 °C 28 °C
Pará de Minas: 10 ºC 28 ºC
Divinópolis:  9 ºC 29 ºC
Nova Serrana: 11 ºC 28 °C
Bom Despacho: 11 ºC 29 ºC

 

Fonte Climatempo

 

 

 

 

Veja também