NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 14 de agosto de 2020

Vista do Morro do Bonfim – Itaúna 10 de fevereiro – Foto Edson Ferraz/ Santana FM

 

A segunda semana de fevereiro será com fortes chuvas no Centro-Oeste de Minas. Segundo o climatologista Ruibran dos Reis, esta condição está associada à chegada de uma nova frente fria ao estado.

“A previsão é de temporais a partir da tarde em toda a região. Mas as chuvas deverão ser mais intensas a partir desta terça-feira (11)”, explicou

Nesta semana, a temperatura varia entre 17°C e 26°. A umidade relativa do ar fica em torno dos 85% pela manhã e reduz gradativamente à tarde, chegando aos 45%.

Na quinta-feira (13) a previsão do Climatempo é de precipitação de até 80 mm. O volume de chuva é considerado intenso e a população deve ficar atenta aos riscos à saúde e segurança.

Confira a previsão em algumas cidades

Cidades Mínima °C Máxima °C
Divinópolis 20°C 30°C
Bom Despacho 19°C 30°C
Itaúna 18°C 29°C
Pompéu 20°C 31°C
Nova Serrana 19°C 29°C
Pará de Minas 18°C 29°C

De acordo com a Defesa Civil, neste casos orienta-se que:

  • Mantenha-se atento aos níveis das águas;

 

  • Mantenha as portas e janelas da casa fechadas para evitar entrada de ventos fortes e animais;

 

  • Não se proteja embaixo de árvores, pois elas atraem raios e, se houver granizo, é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares seguros, com boas coberturas;

 

  • Não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos;

 

  • Não se arrisque em atravessar à pé ou com veículos em ruas e pontes alagadas ou com enxurradas;

 

  • Se sua casa estiver em risco de alagamento ou desabamento, chame imediatamente o a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros;

 

  • Em caso de alagamento é recomendado evitar contato com as águas, pois além da contaminação que pode causar graves doenças, há também o risco de choque elétrico.

 

Chuvas intensas – Alerta Amarelo

Alerta amarelo para Itaúna -Divinópolis e região 10 de fevereiro de 2020 – Foto: Inmet/Divulgação

 

De acordo com o Inmet, nesta segunda-feira podem ocorrer chuvas intensas na região. Apesar disso, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos descargas elétricas é baixo.

A instrução do órgão para estas situações é que, em casos de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas.

A orientação é de que não estacionem veículos próximo a torres de transmissão e placas de propagandas e evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados a tomadas.

Dia a dia

  • Segunda-feira (10): Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Chance de 90% de chuva de até 10 mm.

 

  • Terça-feira (11): Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Chance de 85% de chuva de até 30 mm.

 

  • Quarta-feira (12): Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Chance de 90% de chuva de até 30 mm.

 

  • Quinta-feira (13): Chuvoso durante o dia e à noite. Chance de 90% de chuva de até 80 mm.

 

  • Sexta-feira (14): Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Chance de 90% de chuva de até 20 mm.