NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 26 de fevereiro de 2020

Cidades da região Centro-Oeste de Minas podem ser atingidas por um grande volume de chuvas que é esperado para esta quinta e sexta-feira, de acordo com o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia, o INMET . A Prefeitura de Para de Minas emitiu um comunicado a respeito da situação climática. Em Itaúna, a Prefeitura divulgou um alerta de chuvas volumosas e algumas recomendações .

Nas previsões do tempo, o INMET – emitiu alerta laranja até sexta-feira, com previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A Defesa Civil Itaúna afirmou que é esperada intensidade alta e que foi criada uma equipe para possíveis eventualidades no caso de grande proporção de chuva. Várias frentes estão sendo providenciadas para garantir a segurança da população como socorro, limpeza das ruas, trânsito, saúde, assistência social e também Corpo de Bombeiros.

Foi informado para nossa reportagem que nesta quinta, 23, a Defesa Civil e a equipe da Infraestrutura fizeram uma vistoria bem nas primeiras horas do dia na Jove Soares e as canaletas e bueiros da via estão desobstruídos. Esta limpeza já estaria sendo feita ao longo do ano como medida de prevenção.

As áreas de maior atenção seriam a Av. Jove Soares que tem históricos de alagamentos, Rio São João, Ribeirão Joanica e também Ribeirão dos Capotos.

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL DURANTE A CHUVA:

⠀- Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos e próximos aos córregos e ribeirões no momento de forte chuva.
⠀⠀
– Não atravesse ruas alagadas ou deixe crianças brincando na enxurrada e nas águas dos córregos.

– Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.

– Atenção especial em áreas de encostas e morros.

– Jamais se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).