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Rádio Santana FM

Itaúna, 2 de junho de 2020

Com o objetivo de fortalecer o nosso sistema imunológico evitando infecções e viroses, pensamos em alguns alimentos que facilmente podem ser acrescidos na sua rotina sem a necessidade do custo elevado, são eles:

Frutas cítricas: laranja, acerola, kiwi, mexerica, limão, todos são ótimas opções para consumo da fruta ou sucos naturais. Se for possível associar com folhas verdes escuras e sem coar será melhora ainda.

Alho: Utilize como tempero na preparação de alimentos, outra opção é colocar dentes de alho macerado com água e dê gotinhas ao longo do dia para as crianças ou também poderá usar macerado no azeite como tempero para as saladas. Uma outra opção é mastigar 1 dente de alho cru por dia. Hipertensos cuidado! O alho pode causar hipotensão.

Ômega 3: Ótima opção para consumo logo após o almoço, se for em cápsula, ou opte em consumir mais porções de salmão, atum, sardinha ou semente de linhaça dourada durante as refeições e lanches;

Gengibre: Interessante o consumo em pequenas lascas em sucos ou até mesmo na salada. Acrescente 1g ao dia de gengibre (pode ser fracionado ao longo do dia);

Alimentos ricos em zinco: Folhas verdes escuras (pelo menos 2 boas e fartas porções ao dia), semente de abóbora e girassol (1 colher de sopa por dia), oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas) sendo um punhado ao dia que pode ser ingerido como lanche ou na salada;

Vanessa Ferreira B. Oliveira
Pós graduada em Nutrição Clinica Funcional e Fitoterapia Funcional
Nutricionista do Núcleo de Endoscopia Dr. Rodrigo Guimarães