
Foto Reprodução Internet
Cólicas, dores de cabeça, dores nas mamas, vontade de comer doces, edemas, irritabilidade, todos são sintomas que podem cometer mulheres no período pré-menstrual. Como a alimentação pode ajudar com isso? Vou colocar abaixo 5 dicas que podem ser muito úteis nesse período que pode causar muito incomodo.
- Vitaminas do complexo B e o magnésio regulam as variações hormonais e são importantes para reduzir os sintomas da TPM. Consuma mais cereais integrais como a aveia, quinoa, folhas verdes escuras e frutas.
- Para ajudar no inchaço (edema), infusões de hibisco, cavalinha são ótimos, mas fazem efeito imediato, demora algumas horas para que você comece a sentir essa ajuda das plantas, mas cuidado porque fitoterapia não é para todos! Procure ajuda de um profissional capacitado.
- Consuma alimentos que melhoram na produção de serotonina, que irá contribuir para o bem estar físico e emocional, opte por: aveia, banana, chocolate rico em cacau (chocolate amargo ou cacau em pó), castanhas, nozes, tâmaras.
- Óleos de prímula e borrage, por serem fonte do ácido gama-linolênico ajudam a controlar as cólicas e dores nas mamas podendo ser prescrito para mulheres que sofrem desses sintomas. Muito interessante o uso para mulheres com endometriose.
- Nesse período evite alimentos, que contribuem para o desequilíbrio eletrolítico e pioram a circulação, como: excesso de açúcar, sal, biscoitos recheados ou muito salgados, aditivos químicos muito presentes em produtos industrializados, embutidos como mortadela, presunto e peito de peru, caldo de carne, ketchup, shoyu, refrigerantes e bebidas alcoólicas.
Vanessa Ferreira B. Oliveira
Pós graduada em Nutrição Clinica Funcional e Fitoterapia Funcional
Nutricionista do Núcleo de Endoscopia Dr. Rodrigo Guimarães