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Rádio Santana FM

Itaúna, 22 de outubro de 2020

Foto Reprodução Internet

 

Cólicas, dores de cabeça, dores nas mamas, vontade de comer doces, edemas, irritabilidade, todos são sintomas que podem cometer mulheres no período pré-menstrual.  Como a alimentação pode  ajudar com isso? Vou colocar abaixo 5 dicas que podem ser muito úteis nesse período que pode causar muito incomodo.

 

  • Vitaminas do complexo B e o magnésio regulam as variações hormonais e são importantes para reduzir os sintomas da TPM. Consuma mais cereais integrais como a aveia, quinoa, folhas verdes escuras e frutas.
  • Para ajudar no inchaço (edema), infusões de hibisco, cavalinha são ótimos, mas fazem efeito imediato, demora algumas horas para que você comece a sentir essa ajuda das plantas, mas cuidado porque fitoterapia não é para todos! Procure ajuda de um profissional capacitado.
  • Consuma alimentos que melhoram na produção de serotonina, que irá contribuir para o bem estar físico e emocional, opte por: aveia, banana, chocolate rico em cacau (chocolate amargo ou cacau em pó), castanhas, nozes, tâmaras.
  • Óleos de prímula e borrage, por serem fonte do ácido gama-linolênico ajudam a controlar as cólicas e dores nas mamas podendo ser prescrito para mulheres que sofrem desses sintomas. Muito interessante o uso para mulheres com endometriose.

 

  • Nesse período evite alimentos, que contribuem para o desequilíbrio eletrolítico e pioram a circulação, como: excesso de açúcar, sal, biscoitos recheados ou muito salgados, aditivos químicos muito presentes em produtos industrializados, embutidos como mortadela, presunto e peito de peru, caldo de carne, ketchup, shoyu, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Vanessa Ferreira B. Oliveira
Pós graduada em Nutrição Clinica Funcional e Fitoterapia Funcional
Nutricionista do Núcleo de Endoscopia Dr. Rodrigo Guimarães