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Rádio Santana FM

Itaúna, 29 de maio de 2019

A resposta é simples, carboidratos não engordam. O que engorda é SUPERÁVIT CALÓRICO, ou seja, comer calorias mais do que você pode gastar, seja alimentos ricos em gorduras, proteínas ou carboidratos.

Mas, geralmente as pessoas exageram no consumo de alimentos ricos carboidratos em carboidratos simples (doces, bolos, biscoitos, massas, pães…) e por isso tendem a culpá-lo pelo excesso de peso. Se você deseja emagrecer tenha em mente que é preciso diminuir a quantidade de calorias ingeridas e melhorar a qualidade da alimentação.

Por meio de um maior consumo de frutas, legumes, verduras, carnes magras, leite e derivados e cereais de boa qualidade é possível perder peso de forma gradual e saudável.
Quanto aos carboidratos, também conhecidos como hidratos de carbono, glicídios, sacarídeos ou açúcares, são as biomoléculas mais abundantes na natureza e podem ser divididos em simples e complexos. Os carboidratos simples são o açúcar branco, farinha branca, arroz branco e os alimentos feitos com estes, como o pão branco, massas. Esse grupo tem índice glicêmico alto, por isso há liberação muito rápida da glicose para o sangue.

Os carboidratos complexos são os que contêm fibras, como os cereais integrais, feijões, arroz integral, pão integral, lentilhas, verduras, frutas. Esse grupo tem índice glicêmico baixo, portanto de liberação lenta da glicose.
Porém, não quer dizer que você deve consumir somente alimentos ricos em carboidratos complexos. A sua alimentação deve conter alimentos dos dois grupos, de forma que seja a maior parte rica em carboidratos complexos, devido ao maior teor de fibras, maior sensação de saciedade e liberação mais lenta de glicose.
Ao contrário do que os terroristas nutricionais pensam, o carboidrato é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo.

Algumas das suas funções no nosso organismo são:
• Proporcionar energia de forma primária e consequentemente gerar melhores resultados nos treinos, poupando as proteínas de serem utilizadas como fonte de energia;
• Auxiliar no trânsito intestinal (as famosas fibras também são carboidratos);
• Participar da sinalização entre células;
• É componente da membrana celular.
• Além da sua importância biológica, os carboidratos são matérias-primas para a indústria de alimentos.

Outra dúvida frequente é em relação a quantidade de carboidrato a ser consumida diariamente. No entanto, somente o profissional nutricionista é capaz de calcular as quantidades em gramas a serem ingeridas por dia, de acordo com as necessidades biológicas, peso, nível de atividade física, rotina e objetivos de cada um.

Vale lembrar que é muito importante manter uma alimentação saudável, que contenha as quantidades adequadas de todos os nutrientes e seja prazerosa.

Fernanda Alves
Bacharel em Nutrição pela Universidade de Itaúna
Nutricionista na Academia Body Rock
Contato: (37) 9 9947-3135
Instagram: @fernandamarlnutri