Altas temperaturas e tempo firme para a semana no Centro-Oeste

7/03/2022 | Centro-Oeste

 

A partir de quarta-feira, o calor e a alta umidade podem provocar chuvas isoladas – Foto Santana FM

 

 

A semana será de altas temperaturas e pouca chance de chuva no Centro-Oeste de Minas, segundo a previsão do tempo. Entre esta segunda-feira 07/3 e a próxima sexta-feira 11/3, os termômetros devem ultrapassar os 30ºC na maioria das cidades da região.

 

O climatologista Ruibran dos Reis atribuiu as altas temperaturas à instalação de uma massa de ar quente sobre o estado de Minas Gerais, que também contribui para a manutenção do tempo firme na região.

 

“Porém, a partir de quarta-feira, o calor e a alta umidade podem provocar chuvas isoladas na parte da tarde na região”, afirmou Ruibran.

 

De acordo com o professor de geografia, Rafael de Ávila Rodrigues, podem ocorrer pancadas de chuvas extremamente isoladas e pontuais, que podem ser acompanhadas de rajadas de ventos e raios. Contudo, a previsão para a semana é de tempo estável.

 

“A atuação desse sistema de alta pressão atmosférica provoca movimentos subsidentes sobre elas, dificultando a formação de nuvens de chuva”, explica o professor.

 

Tanto o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), quanto o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) também não preveem chuvas significativas para este início de semana na região.

 

Previsão em algumas cidades

 

Itaúna 16°C –  32°C

Pará de Minas 16ºC – 32ºC

Divinópolis 15°C – 33ºC

Nova Serrana 17ºC – 32°C

 

Fonte Climatempo

 

 

Veja também