NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 12 de maio de 2019

 

A Associação das Mineradoras da Serra Azul (Amisa) e a Defesa Civil realizarão, neste sábado, dia 6 de abril, um simulado externo de emergência de barragens, com evacuação de comunidades. O treinamento envolverá as comunidades de Curtume, Samambaia, Pinheiros e Vieiras, localizadas em Itatiaiuçu. O simulado faz parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) e tem como objetivo orientar a população sobre os procedimentos de segurança em casos de eventuais emergências com barragens.

A programação terá início com reunião entre as empresas associadas à Amisa (ArcelorMittal, Mineração Usiminas e Minerita) e órgãos públicos, a partir das 8h. O ponto de partida será no Posto de Comando, montado na Capela dos Vicentinos, em Pinheiros. Na sequência, a previsão é de acionamento das sirenes, que foram instaladas próximas às barragens e das Zonas de Autossalvamento (ZAS) de cada comunidade.A partir do alerta sonoro, os moradores situados na ZAS deverão se deslocar para um dos 38 pontos de encontro espalhados pela região. Materiais explicativos com instruções acerca de situações de emergência e sobre o ponto de encontro mais próximo de cada localidade foram distribuídos à população local em encontros anteriores ao exercício.

A realização do simulado vem sendo planejada desde fevereiro de 2018, quando houve a contratação da empresa Fire & Rescue para assessoria e consultoria no planejamento das ações, que foram divididas em quatro etapas. A primeira delas foi a análise de documentação e visita técnica para reconhecimento das estruturas. A segunda foi a realização de uma reunião com os órgãos públicos, em agosto do ano passado, para alinhamentos e apresentação da proposta do simulado. A terceira etapa consistiu no treinamento interno nas empresas integrantes da Amisa de gerenciamento de emergências, realizado em janeiro de 2019. Por fim, a última fase é a realização do exercício simulado programado para o dia 6 de abril. O planejamento também incluiu a realização de reuniões preparatórias com as comunidades e órgãos públicos.Após o simulado, a Amisa realizará um balanço do exercício, a partir das experiências da atividade e de um relatório detalhado, produzido pela Fire & Rescue. O objetivo é identificar pontos positivos e oportunidades de melhoria.