
Foto: Divulgação/Prefeitura de Divinópolis
A Prefeitura de Divinópolis anunciou, nesta sexta-feira (2), que a cidade retornará para a Onda Amarela do programa “Minas Consciente”. O município regrediu para esta fase após reunião semanal do Estado, que determinou que a microrregião voltasse para a Onda Amarela, mesma etapa da macrorregião.
As medidas determinadas no plano estadual passam a valer a partir deste sábado (3), porém, a Prefeitura de Divinópolis informou que no município só valerão a partir de terça-feira (6), quando sairá um decreto municipal sobre o assunto.
Foi feito o contato com o Estado para saber se o Município tem autonomia neste caso e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE) informou que ação do Município está errada. A pasta explicou que a Administração pode ser mais restritiva, mas deve seguir as regras do programa e as medidas que valem a partir deste sábado.
Análise e fiscalização
Segundo o Executivo, a macrorregião Oeste, em que Divinópolis está inserida, alcançou 19 pontos e teve retroagir para a Onda Amarela do plano estadual. A progressão foi feita com base em análise dos últimos 28 dias dos índices epidemiológicos. A Administração destaca ainda que o grau de risco da cidade é de 14, entre 0 a 32.
Com a volta para esta fase, estão suspensas as permissões de reabertura das seguintes atividades: cinemas, parques, salões de festa, entretenimento dos bares e retorno das aulas; é permitido consumir bebidas alcoólicas em estabelecimentos alimentícios.
As seguintes medidas de segurança devem ser respeitadas: o distanciamento mínimo de 2 metros entre mesas e priorizando a utilização da mesa pela mesma família; que os clientes permaneçam sentados e a higienização constante do local, principalmente após a desocupação das mesas.
As fiscalizações das regras de segurança são feitas diariamente, conforme a Prefeitura. O cidadão pode denunciar os descumprimentos das normas por meio do AppDivinópolis, na aba “Coronavírus”. A plataforma gratuita está disponível nas lojas de aplicativos para smartphones. Os protocolos relativos a cada atividade estão disponíveis no site da Prefeitura.
Onda Amarela
Segundo atualização do site do “Minas Consciente” nesta sexta-feira (2), as seguintes atividades são permitidas na Onda Amarela:
- Antiguidades e objetos de arte
- Armas e fogos de artifício
- Artigos esportivos e jogos eletrônicos
- Produtos agrícolas, plantas e floriculturas
- Móveis, tecidos e afins
- Departamento e variedades
- Livros, papelarias, discos e revistas
- Vestuário
- Design e decoração
- Duty free
- Formação de condutores
- Joias e bijuterias
- Salões de beleza e estética
- Outras atividades acessórias
- Ensino extracurricular
- Atividades fotográficas e similares
- Representantes comerciais e agentes de comércio
- Publicidade
- Atividades profissionais, científicas e técnicas
- Atividades esportivas e clubes sociais
- Agenciamento de viagens e serviços de reservas
- Atividades ligadas ao patrimônio cultural e ambiental
- Ensino curricular (educação superior, nível técnico e tecnólogo)
Por: G1