ArcelorMittal anuncia investimentos em mina de Itatiaiuçu

15/11/2021 | Centro-Oeste

Desde 2019, a barragem de mesmo nome da mina está em nível 2 de emergência – Barragem em Itatiaiuçu – Foto Globocop

 

 

A Mina Serra Azul, em Itatiaiuçu, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, que abriga uma barragem que está em nível 2 de emergência, vai ter a produção de minério de ferro triplicada. A informação é da mineradora ArcelorMittal, dona do empreendimento.

 

De acordo com anúncio feito nesta quinta-feira (11), a empresa vai investir R$4,3 milhões na Mina Serra Azul e também na usina de Monlevade. A produção vai passar de 1,6 milhão de toneladas/ano para 4,5 milhões de toneladas/ano.

 

Desde 2019, a barragem de mesmo nome da mina está em nível 2 de emergência, em que existe a recomendação para a retirada de pessoas da chamada zona de autossalvamento.

 

Mais de 250 famílias foram obrigadas a deixar suas casas. No dia 7 de junho, um acordo de indenização foi firmado com a ArcelorMittal. As pessoas seguem vivendo foram dos povoados da zona de autossalvamento.

 

A ArcelorMittal disse que o investimento na Mina Azul não vai alterar o plano de descaracterização da barragem.

 

“A estrutura encontra-se desativada desde outubro de 2012, é continuamente monitorada e não apresentou alteração em seus indicadores de segurança desde o acionamento do Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração (PAEBM), em fevereiro de 2019”.

 

Ainda de acordo com a empresa, a “nova instalação também prevê ganhos ambientais, uma vez que ela permitirá o reprocessamento dos materiais que serão retirados da barragem quando for iniciada a descaracterização. Os rejeitos (estéril) gerados serão depositados pela técnica de empilhamento a seco, similar ao processo realizado atualmente”.

 

 

Por G1

 

 

Veja também