NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 27 de novembro de 2020

barragem de rejeitos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O nível de uma barragem da mineradora Minerita em Mateus Leme, em Serra Azul, transbordou na manhã desta terça-feira (19). A empresa informou que o aumento do reservatório está relacionado a chuva, que atingiu o município nos últimos três dias e que a água ultrapassou a derma e desceu uma quantidade insignificante, negando que tenha havido um vazamento de rejeitos do processo de mineração, tampouco de lama. A Defesa Civil de Mateus Leme informou que um pequeno dique havia se rompido e provocado um pequeno vazamento de água e lama em uma área da região.

O órgão, no entanto, não soube dimensionar o tamanho da área atingida e enviou responsáveis para o local para avaliar. Sobre o tamanho do rompimento, a mineradora Minerita informou à Defesa Civil apenas que “não houve um grande vazamento”.

Além de seus representantes, a Defesa Civil pediu para a Copasa também enviar uma equipe para a região para saber se abastecimento da cidade será afetado. A companhia que cuida do abastecimento de água da capital informou que, a princípio, a barragem de água de Serra Azul não foi afetada.