Beatificação da mineira Irmã Benigna avança mais uma etapa

20/02/2022 | Minas Gerais

Túmulo de Irmã Benigna em Belo Horizonte — Foto Alex Araújo/G1 MG

 

Uma mineira alcançou mais um passo rumo à beatificação. O Papa Francisco reconheceu as virtudes heroicas da Irmã Benigna Victima de Jesus, que morreu em 1981, em Belo Horizonte.

Agora, possíveis milagres atribuídos a ela serão analisados. Caso haja uma confirmação, ela será beatificada.

Se dois milagres forem reconhecidos, Irmã Benigna será santificada.

Maria da Conceição Santos nasceu em 16 de agosto de 1907, em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, e se integrou à Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da da Piedade em 11 de fevereiro de 1935.

No mesmo ano, em 19 de março, fez seus primeiros votos, passando a adotar o nome de Irmã Benigna Victima de Jesus, depois conhecida também como “santa da hora, da fartura e da Salve-Rainha” por seus fiéis.

Em Itaúna, fez seus votos perpétuos em 6 de janeiro de 1941, e se formou em Enfermagem. Na Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira, fundou uma maternidade e ajudou mães carentes.

Depois de 12 anos, a freira foi para Lambari, no Sul de Minas, onde trabalhou no Asilo Hospital, também com mães carentes e prestando serviços de enfermagem. Segundo a biografia, várias pessoas testemunharam “dons especiais e divinos” de Irmã Benigna.

A freira morreu em 1981, em Belo Horizonte, por problemas cardíacos, e está sepultada no Cemitério do Bonfim, na capital mineira.

Por G1

Veja também