Boletim confirma terceira morte por Covid-19 em Divinópolis

3/06/2020 | Centro-Oeste

Divinópolis tem 198 casos confirmados de coronavírus — Foto: Reprodução/EPTV

 

A terceira morte causada pela Covid-19 foi confirmada em Divinópolis no Boletim Municipal Diário da Prefeitura, divulgado nesta quarta-feira (3). O óbito não consta nos dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) ou do Ministério da Saúde.

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, o paciente tinha 83 anos, era morador do Bairro Belvedere, testou positivo para a doença no dia 12 de maio e estava hospitalizado desde o dia 18 do mesmo mês. Não foi informado se ele tinha comorbidades.

O informe apontou ainda que em 24h, a cidade confirmou 16 novos casos do novo coronavírus. Nesta terça-feira (2) eram 182 confirmações da doença; nesta quarta são 198. O número de suspeitas descartadas e pacientes curados da Covid-19 também subiu.

Nesta terça, um novo decreto autorizou a reabertura de centros de compras e cursos. A medida vale para shoppings, centros comerciais, galerias e cursos profissionalizantes de forma escalonada. O G1 perguntou à Prefeitura se a situação das atividades comerciais na cidade será revista diante do aumento no número de casos e a terceira morte, mas não houve resposta até a última atualização da matéria.

 

Mortes pela doença

Além do óbito confirmado nesta quarta, o município tem outras duas mortes confirmadas por coronavírus, a primeira no dia 10 de abril de uma médica de 47 anos e a segunda de um idoso de 68 anos. Uma morte de moradora de Bom Despacho tinha sido registrada como sendo em Divinópolis, mas foi lançado nas estatísticas da cidade de origem da vítima.

 

Pacientes curados

Com as mudanças no formato do boletim estadual, a Prefeitura adotou o número de casos curados. Nesta quarta, subiu para 148 casos de pacientes curados do novo coronavírus.

 

Taxa de ocupação

A taxa de ocupação das UTIs do Sistema Único de Saúde (SUS) caiu para 41,9% nesta quarta; no boletim de terça o valor era 46,4%. São 27 pacientes internados.

Já no sistema particular o número também diminuiu, de 46,1% na terça para 44,9% nesta quarta; são 35 pacientes internados. Ao todo, Divinópolis tem 43,5% dos leitos de UTIs ocupados.

 

Casos confirmados e suspeitos

Foram confirmados mais 16 novos casos da doença em 24h em Divinópolis; são 198 resultados positivos para o coronavírus. A quantidade de suspeitas descartadas da Covid-19 também subiu para 212 casos.

Divinópolis permanece com 2.176 notificações da doença nesta quarta. Destas notificações, 1.196 foram em pessoas do sexo feminino e 980 em indivíduos do sexo masculino.

A maior parte das notificações continua sendo em pessoas com idade entre 20 e 39 anos: 1.005 registros.

Os casos confirmados são: um de 1 a 4 anos, três de 5 a 9 anos, cinco entre 10 e 19, 69 em pessoas entre 20 e 39 anos, 91 em indivíduos de 40 a 59 anos, e 29 em idosos com 60 anos ou mais.

No total, 108 casos da Covid-19 foram confirmadas em pessoas do sexo feminino e 90 em pessoas do sexo masculino.

 

Internados e atendidos

Até esta quarta-feira, são 1.281 atendimentos de pacientes internados ou atendidos no ambulatório, que estão em isolamento domiciliar em Divinópolis. Os dados são dos hospitais Santa Lúcia, Santa Mônica, São Judas Tadeu, e Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD).

O número de pacientes internados com quadro clínico compatível com a Covid-19 diminuiu na cidade. São 24 pacientes internados nos setores de enfermaria de Divinópolis; outros 16 estão internados no Centro de Tratamento Intensivo (CTI). Ao todo, são 40 pacientes internados na cidade, quatro a menos que o boletim de terça.

Do G1

Veja também