
O númeno de internados subiu para o nível de alerta com 25 hospitalizações – Foto Rádio Espacial
Itaúna registrou neste fim de semana 404 novos casos positivos de Covid-19, novo recorde para um único boletim Coronavírus, segundo atualização da Prefeitura de Itaúna, na tarde desta segunda-feira 24/1.
Com os sucessivos aumentos, a média móvel dos últimos 7 dias subiu para 233 casos diários.
O número de internados subiu para o nível de alerta, com 25 pacientes hospitalizados, sendo 12 itaunenses com testagem positiva.
Na ultima semana o município bateu um recorde atras do outro. Em cinco boletins, 1.267 itaunenses entraram paras os registros da pandemia.
Na sexta 21/1 foram 392 registros, na quinta 20/1 um total de 373 contaminações, na quarta-feira 19/1 outros 203 positivos, na terça-feira 18/1 mais 185 casos, e na segunda-feira 17/1, semana passada foram 114 registros positivos.
Somente nos 24 primeiros dias de janeiro, a Secretaria Municipal da Saúde confirmou 3.329 casos da doença.
Desde o começo da pandemia ate agora 14.540 itaunenses testaram positivo.
Boletim Hospital Manoel Gonçalves
A semana começa com o Hospital Manoel Gonçalves tratando 25 pacientes contra o vírus da Covid-19. É o maior número de hospitalizações em 2022. ascendendo o alerta.
No CTI Covid, há registros de 8 internações, sendo 5 pacientes de Itaúna e 3 da microregião. Na ala de enfermaria outros 17 pacientes, 13 de Itaúna e 4 da região.
Além de Itaúna, a população dos municípios de Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema que fazem parte da microregião, tratam a infeção no hospital local.
Vidas perdidas
Em relação as mortes, os números continuam em baixa, com apenas 1 óbito confirmando na semana passada. Número justificado pelo avanço da vacinação.
Na quarta-feira 19/1, uma idosa de 87 anos com comorbidades não resistiu as complicações, conforme divulgado pela Secretaria de Saúde, junto ao Hospital Manoel Gonçalves. Até aqui 288 itaunenses perderam a luta para a infecção.
Carnaval de rua é cancelado em todo o Centro-Oeste

Carnaval do Bloco Pau de Gaiola na Praça da Lagoinha – Foto reprodução
Essa explosão no número de casos de coronavírus, levou o Comitê da Macroregião oeste a suspender todos os eventos de rua durante o Carnaval 2022.
Em comunicado na tarde desta quinta-feira 20/1, a Prefeitura de Itaúna informou que por causa do aumento no número de contaminações em Minas, aumento no número de hospitalizações e ocupação de leitos de UTI e UTI pediátrica, o Comitê decidiu em reunião realizada no dia 14/1, pela suspensão do carnaval.
Ainda de acordo com o comunicado, a partir do inicio verificou um aumento de 900%, no número de novos casos de Covid. E nos últimos quatorze dias subiu para 4.160%.
O total de leitos disponíveis para tratamento da doença também teve aumento na ocupação, agora com 40% vagas de UTI adulto, 80% de UTI pediátricas e 60% para leitos de enfermaria.
Espera que o cancelamento do carnaval em todas as cidades da região, contribua para diminuir a propagação da doença. A nota lembra que a medida mais importante ainda é a vacinação.
Vacina salva
É preciso lembrar que a vacina não impede as pessoas de contraírem a infecção mais de uma vez, mas impede as pessoas de desenvolverem a gravidade da doença, a ponto de precisarem de hospitalização.
A população precisa colaborar evitando aglomeração, continuar usando máscara corretamente, tapando a boca e o nariz, higienizando as mãos com água e sabão ou álcool gel, mesmo após receber as duas doses da vacina contra a Covid-19.
Vacinação Covid em Itaúna: Saúde abre novo cadastro nesta terça