NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 10 de abril de 2020

 

A Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas (Acccom) continua recebendo doações de cabelos para a confecção de perucas. As doações podem ser feitas na portaria da Casa de Apoio do Hospital do Câncer, localizada na Rua Niquelina, nº 620, no bairro Niterói, em qualquer horário.

Com os avanços da medicina, os medicamentos usados no tratamento de doenças oncológicas oferecem cada vez menos efeitos colaterais, como a queda de cabelo. Além disso, quando a paciente passa pela fase de perda dos fios, muitas acabam por assumir a careca e/ou usar lenços e turbantes. Tal comportamento advém da mudança de pensamento da sociedade e da quebra de tabu em relação à naturalidade com que o assunto é tratado.

Vale ressaltar que, atualmente, apenas uma voluntária confecciona as perucas. O processo é lento e, para produzir uma unidade, são necessárias muitas doações de cabelo. Quando a doação acontece, a lentidão do processo é comunicada ao doador. Desta forma ele é informado que, caso não haja cabelo suficiente para a confecção de perucas, a doação será vendida e o dinheiro direcionado ao custeio do tratamento. Desta forma, o doador pode aceitar ou não a venda do cabelo doado.

Para garantir a qualidade das perucas, o cabelo doado deve ter no mínimo 15 cm de cumprimento. Ele deve ser cortado seco, a fim de aumentar a longevidade dos fios, e amarrado com elástico.

As perucas produzidas e fornecidas pela Associação às pacientes em tratamento, são emprestadas. Todas as mulheres que desejarem usar a peruca se comprometem a cuidar e devolvê-las em perfeito estado, para que outras pacientes, que estejam passando por essa fase tão delicada, possam usar.

Por Portal Gerais