NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 2 de dezembro de 2020

Foto Reprodução Internet

 

O arroz, a carne bovina, o feijão e o frango são os alimentos que mais vão parar em nossas lixeiras. Muitos em bom estado e que poderiam matar a fome de muita gente.

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, uma família desperdiça em média mais de 128 quilos de alimentos por ano.

Para aproveitar ao máximo tudo aquilo que compramos é necessário planejamento, antes mesmo de ir às compras, como explica o analista da Embrapa Alimentos, Gustavo Porpino.

A nutricionista Cláudia Roseno, coordenadora do programa Mesa Brasil, sabe muito bem aproveitar os alimentos e compartilha algumas dicas.

Depois de muito jogar comida fora, há cinco anos a microempreendedora Aila Ferreira aprendeu que pode evitar o desperdício congelando muitos alimentos.

Se ainda assim sobrar comida na sua casa, saiba que é possível reaproveitar fazendo adubo caseiro. É só construir uma composteira. O processo é bem simples, você pode usar duas ou três caixas plásticas e colocar uma sobre a outra.

É necessário fazer furos e acomodar, no primeiro recipiente, folhas, serragem, minhocas, restos de frutas, verduras, borra de café, alimentos cozidos e estragados. Depois de um tempo, eles vão se transformar em adubo e o chorume, o líquido da decomposição, vai escorrer para a outra caixa.

 

Por EBC