Câmara adia votação sobre Municipalização de três escolas estaduais

3/08/2021 | Itaúna

 

Professores da rede estadual protestam em Itaúna contra municipalização do ensino –  Foto divulgação

 

 

Na retomada dos trabalhos legislativos após o recesso, os vereadores contrários a municipalização das escolas tentaram retirar o projeto da ordem do dia na tarde desta terça-feira 03/08. Mas por 9 votos favoráveis o projeto de municipalização das escolas foi incluído na ordem do dia.

 

Votação adiada novamente

 

Mesmo entrando na ordem do dia, a votação acabou não acontecendo. Houve problemas técnicos no YouTube da Câmara, sendo assim a reunião passou a ser transmitida pelo Instagram. Encerrada por volta de 21h, a reunião teve discussões entre vereadores e a participação da população.

 

Sem chegar a um consenso, a decisão fica para a próxima reunião. Inicialmente a Assessoria da Câmara, tinha informado que o projeto seria votado na tarde desta quinta-feira 05/08. Posteriormente, em novo contato com o Jornalismo da Santana FM, a assessoria disse que a reunião foi cancelada, porque os problemas técnicos com o canal da câmara no YouTube ainda não foram resolvidos.

 

Reunião Extraordinária

 

A reunião que votaria o Projeto de Lei foi adiada para esta terça-feira 03/08. Na tarde de quinta-feira passada, 29/07, foi convocada uma Reunião Extraordinária na Câmara para discutir o Projeto de Lei. O prefeito Neider Moreira solicitou regime de urgência para votação.

 

Projeto de Municipalização 

 

O Projeto autoriza a Prefeitura Municipal de Itaúna a celebrar convênio com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, visando a municipalização do Ensino Fundamental Anos Iniciais das três Escolas Estaduais: “João Dornas Filho”, “Leonardo Gonçalves Nogueira” e “Zezé Lima”. 

 

Se aprovada, fica o Poder Executivo Municipal de Itaúna autorizado a celebrar convênio com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, objetivando a descentralização do ensino, mediante a transferência total da gestão administrativa, financeira e operacional no atendimento dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) da rede estadual para a rede municipal de ensino.

 

Neider critica vereadores e deputado

 

Em vídeo publicado nas redes sociais, o Prefeito de Itaúna, Neider Moreira, comentou sobre a polêmica do Projeto de Lei (PL) que visa municipalizar algumas escolas de Itaúna. Durante o posicionamento, o prefeito criticou alguns vereadores do município e também o deputado estadual Gustavo Mitre.

 

O prefeito começou falando da municipalização das escolas em 1998, e citou atual Escola Municipal Augusto Gonçalves, que antes era estadual. Segundo ele, o processo ocorrido nos anos 90 se mostrou exitoso, uma vez que a escola tem hoje um dos maiores índices de desenvolvimento da educação básica (IDEB) de todo o Estado.

 

Neider afirmou que a proposta foi enviada à Câmara há 60 dias, e que o PL não é nada polêmico, visto que ele é apenas benéfico para o município, e também relatou que o projeto recebeu ataques de vereadores apoiadores de um deputado estadual. “Pois bem, encaminhamos o projeto à Câmara há 60 dias e, para nossa surpresa, um projeto que não tem nada de polêmico, porque ele só traz benefícios ao município e à educação do município, ele passou a ser atacado pelos vereadores ligados ao deputado Gustavo Mitre, deputado da cidade”, declarou.

 

https://www.facebook.com/516217128394798/videos/260187495915875

 

 

 

Reunião Extraordinária que votaria a municipalização de escolas é adiada

 

 

Audiências discutem projeto de municipalização de escolas

 

Professores da rede estadual protestam em Itaúna contra municipalização do ensino

 

Veja também