NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 28 de novembro de 2020

Grupo fará evento de conscientização em Itaúna (Foto: Abadá-Capoeira/Divulgação)

Grupos de Itaúna fazem campanhas para doação de sangue após Carnaval

 

 

Enquanto muitas pessoas curtem o feriado de carnaval, outras estão preocupadas com os estoques de sangue no Hemominas, que depois do feriado chega a cair 50{4f38b4b7d8b4b299132941acfb1d57d271347fbd28c4ac4a2917fcb5fee07f0b} por conta das doações voluntárias que diminuem consideravelmente, segundo a unidade. Para manter os estoques em equilíbrio, grupos formados em Itaúna têm unido esforços para conscientizar pessoas a serem doadoras.

 

Desde o início deste mês tem circulado nas redes sociais a campanha “Doe sangue, transforme vidas”, promovida pelo Rotaract do município. Mais de 10 membros estão organizando um ônibus para levar doadores até o Hemominas em Belo Horizonte. A viagem está marcada para o dia 27 de fevereiro e os interessados devem confirmar presença até o dia 20 deste mês.

 

O transporte é gratuito e ainda é oferecido lanche para os voluntários.

 

De acordo com o médico Flávio Antônio Marcelino Alves, o sangue doado não faz falta para quem doa, pois o próprio organismo se encarrega de repor o que foi extraído em até um dia e dentro de dois meses o voluntário está apto a doar novamente.

 

Em janeiro, alguns capoeiristas de Itaúna se reuniram e fizeram doações de sangue no Hemominas de Divinópolis. A ação se repetirá agora no dia 18 de março, período em que os bancos de sangue precisam de reposição.
Para promover a campanha, será realiza uma roda de capoeira no dia 13 de fevereiro, a partir das 10h30, na Praça Dr. Augusto Gonçalves. Capoeiristas de várias cidades da região, como Belo Horizonte, Contagem, Betim, Divinópolis, Pará de Minas, entre outras, foram convidados para contribuir na promoção da campanha na cidade.

 

Transporte gratuito para doadores

Toda sexta-feira, com saída às 7h da porta da Prefeitura ou do Hospital Manoel Gonçalves. Basta o doador entrar em contato com a Secretaria pelos telefones (37) 3241-4999 ou  3241-2266, ou com o hospital, pelo (37) 3249-4999, e agendar o dia da doação.

 

Quem pode doar
– Maiores de 18 anos
– Acima de 50 kg
– Com a saúde em perfeitas condições (sem gripe, resfriado e febre)
– Não usuários de psicotrópicos (medicamentos tarja preta)
– Quem não teve hepatite após os 10 anos.

 

Segundo recomendação médica, para doar sangue é preciso fazer uma alimentação leve, somente café da manhã, não ingerir bebidas alcoólicas 24 horas antes e não fumar duas horas antes e duas horas depois da doação.

 

Posto de doação em Divinópolis

Para doar o sangue, os voluntários podem ir à sede do Hemominas em Divinópolis, localizada na Rua Gabriel Medef, no Bairro Padre Libério, nº 221. Para doações o órgão funciona das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. O telefone da unidade é o (37) 3216-6500.