Cartório Eleitoral abrirá neste sábado

28/04/2022 | Itaúna

Quarta-feira, dia 04/05, é  o último dia para transferir ou regularizar o título de eleito – Foto Reprodução Google

 

O cartório eleitoral de Itaúna abrirá no sábado, dia 30/04, das 10h às 15h, para atender aos eleitores que não podem comparecer durante a semana ou que não conseguem solicitar os serviços por meio da internet.

 

Na próxima semana, o cartório atenderá no horário normal, das 12h às 18h, sendo quarta-feira, dia 04/05, o último dia para transferir ou regularizar o título de eleitor, bem assim o último dia para solicitar o título pela primeira vez. Depois desse dia, o cadastro eleitoral estará fechado para as eleições de 2022.

 

Todos os serviços do cartório eleitoral podem ser solicitados pela internet, no site do TSE: https://www.tse.jus.br/eleitor/autoatendimento-do-eleitor/#/

 

Alguns eleitores estão com o título de eleitor cancelado, porque não votaram nas últimas eleições ou porque não compareceram em recadastramento obrigatório. Em Itaúna e Itatiaiuçu, não tivemos recadastramento obrigatório. Porém, quando o título está cancelado, não é suficiente realizar o pagamento da multa eleitoral. Além desse pagamento, é preciso solicitar a regularização do título. O pedido de regularização pode ser feito pela internet  ou presencialmente, no cartório eleitoral.

 

Os idosos com 70 anos ou mais têm o voto facultativo. Ou seja, eles podem ou não votar, sem necessidade de justificativa nem de pagamento de multa. No entanto, o título deles pode ter sido cancelado enquanto eles ainda estavam com menos de 70 anos, por não terem votado ou por não terem comparecido ao recadastramento obrigatório (em Itaúna e Itatiaiuçu, não houve recadastramento obrigatório). Portanto, é importante que os idosos confiram a sua situação eleitoral no cartório ou no “site” do TSE: https://www.tse.jus.br/eleitor/autoatendimento-do-eleitor/#/atendimento-eleitor

 

Veja também