NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 1 de dezembro de 2020

Pedido deve ser feito por aplicativo ou telefone. – Foto reprodução

 

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quinta-feira (22) que o período de suspensão da cobrança de financiamentos da casa própria será estendido de quatro para seis meses.

Segundo o banco, a prorrogação estará disponível a partir da próxima segunda (27). Trata-se da quarta prorrogação de contratos imobiliários desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Ao todo, foram 2,4 milhões de contratos e R$ 8,6 bilhões em parcelas pausadas pela Caixa ao longo da crise. A previsão do banco é refinanciar mais R$ 4,46 bilhões com a medida.

Desta vez, a prorrogação não é automática e deve ser solicitada pelo cliente, seja pelo atendimento telefônico ou pelo app Habitação CAIXA.

Os números são o 3004-1105 e o 0800 726 0505, opção 7. Para renegociação dos contratos, o cliente pode entrar em contato pelo telefone 0800 726 8068, opção 2 – 4. Até o momento, contudo, 87% das solicitações foram feitas pelo aplicativo para celular.

“Mais de 2 milhões de brasileiros pediram essa pausa pelo aplicativo o que demonstra essa maneira tecnológica e ágil da Caixa Econômica Federal. Seria impraticável essa pausa nas agências, teríamos aglomerações fortes”, diz o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

 

Prorrogações

Em 19 de março, a Caixa suspendeu a cobrança por dois meses. Porém, em 9 de abril, entrou em vigor a prorrogação para três meses.

Mais tarde, em 9 de maio, Guimarães disse que, diante da crise provocada pela pandemia, a suspensão poderia ser mantida por ainda mais tempo. A partir do dia 14, os contratos congelaram por 120 dias.

Do G1