Casos prováveis de dengue tem ligeiro aumento em Itaúna

13/08/2019 | Destaque, Itaúna

 

Segundo os dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, atualizados nesta Segunda-feira, 12 de agosto, Itaúna registrou um ligeiro nos casos prováveis de Dengue na cidade. A cidade que estava com 746 casos prováveis da doença, agora registra 748 casos.

O número de casos prováveis é bem grande, e é considerado como taxa de incidência muito alta pela secretaria de estado de saúde. Divinópolis, a maior cidade da região e sede da Superintendência Regional de Saúde (SRS), também registrou diminuição dos casos prováveis de dengue, agora com 4.141 casos. Nova Serrana continua como a cidade da região com mais casos prováveis da doença registrados mesmo após o número de casos na cidade também ter caído chegando agora a 4.427 casos.

A taxa de incidência da doença considera não apenas o número absoluto de casos prováveis (entre suspeitos e sob investigação), mas também a proporcionalidade dos casos em relação ao tamanho da população de um determinado município.

 

 

Mortes por Dengue

 

Em 2019, até o momento, foram confirmados 125 óbitos por dengue no estado, sendo um deles em Carmo do Cajuru. Mais 121 óbitos ainda estão em investigação para confirmar se a causa da morte realmente foi dengue.

Segundo a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Carmo do Cajuru, a vítima da morte confirmada no boletim atualizado nesta segunda-feira, 29, é um idoso de 72 anos que era cardiopata e hipertenso. Ele foi internado no Hospital Santa Lúcia em Divinópolis com um quadro de sintomas de dengue e ficou hospitalizado por sete dias na unidade.

Conforme o Executivo, na Declaração de Óbito consta que ele teve insuficiência cardiorrespiratória, choque séptico e dengue. A Prefeitura informou que ele foi diretamente encaminhado para a unidade particular, que não teve o nome informado.

 

 

Chikungunya

 

Em Itaúna 05 casos prováveis de Chikungunya estão sob investigação para confirmação da doença. Em Minas o número de casos prováveis de Chikungunya diminuiu, chegando a 2.636 casos.

 

 

Zika

 

Foram registrados também 04 casos prováveis de Zika vírus na cidade, uma diminuição se comparado aos 06 casos prováveis que estavam sob investigação na semana passada. No estado o número de casos prováveis caiu de 927 para 910.

Veja também