Cemig orienta consumidores após crescimento do uso do chuveiro

31/05/2022 | Centro-Oeste

Aproveitar para tomar banhos nos horários mais quentes ajuda na economia – Foto ThamKC / Shutterstock

 

 

Com a chegada das baixas temperaturas, é natural correr até o chuveiro elétrico e mudar a temperatura para a maior potência possível. Mas se não tiver disciplina na hora do banho, o uso do equipamento pode elevar muito a conta de energia e se tornar um dos grandes vilões da economia doméstica.

 

Dessa forma, com a temperatura ambiente baixa, é comum o aumento do gasto com eletricidade das residências, devido a banhos mais longos e à regulagem do chuveiro.

 

Em entrevista, Thiago Ribeiro, engenheiro de eficiência de energética da Cemig orienta os consumidores quanto ao uso consciente do equipamento nesta época do ano:

 

 

Com as baixas temperaturas registradas nos últimos dias, muitas pessoas até trocaram os chuveiros de casa. Sobre isso, Thiago recomenda que a substituição dos aparelhos seja feita por pessoas capacitadas, o que dá mais segurança e economia:

 

 

 

Nas cidades de Minas Gerais com clima mais ameno, usar a chave de temperatura na posição “morna” ou “verão” também ajuda a economizar. Na posição ‘verão’, o consumo de energia cai 30%, o que, em uma residência, pode significar uma redução no consumo ao final do mês de até 10%.

 

Outra dica é aproveitar para tomar banhos nos horários mais quentes do dia e manter as portas e janelas do banheiro fechadas para melhorar o conforto térmico.

 

 

 

 

 

Veja também