Uma campanha sobre a obrigatoriedade da realização de exame toxicológico para motoristas profissionais com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) das categorias C, D e E, é realizado no Sistema MG-050/BR-265/BR-491, que corta as cidades do Centro-Oeste de Minas.
De acordo com a AB Nascentes das Gerais, concessionária que administra o sistema, a campanha segue até 31 de dezembro e é realizada pela Confederação Nacional de Transportadores Autônomos (CNTA) e a Associação Brasileira de Toxicologia (ABTox).
Os materiais de divulgação são distribuídos nas bases operacionais, praças de pedágio e no Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).
O objetivo é alertar os motoristas sobre a definição estabelecida pelo artigo 165-B do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que determina aplicação de multa automática no valor de R$ 1.467,35 aos condutores que não estiverem com o exame atualizado, além de sete pontos na carteira e suspensão da CNH por três meses.
A campanha é realizada nos seguintes pontos:
- Itaúna (km 81);
- Divinópolis (km 140,5);
- Formiga (km 219,9);
- Capitólio (km 270,7);
- Rio Conquista (km 333);
- São Sebastião do Paraíso (km 389,2).
“O exame toxicológico pode ajudar a reduzir o número de acidentes em estradas e vias urbanas, assegurando a segurança de todo o trajeto, inclusive para terceiros. Quanto maior esse controle, maiores as chances de preservarmos a saúde dos condutores, sem colocar suas vidas em risco”, disse o responsável pelo tráfego da MG-050, Marcelo Aguiar.
Mais detalhes sobre o assunto e onde realizar o exame estão disponíveis on-line.