NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 28 de novembro de 2020

Foto: Jornalismo Santana FM/Equipamentos para a quimioterapia foram doados pela Avacci

Meses após a inauguração, em fevereiro, o Centro Oncológico de Itaúna começou a funcionar oficialmente no início de setembro nas dependências da Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira

A estrutura de atendimento permite a realização de consultas com diversas especialidades, quimioterapia e cirurgias em casos específicos, atendendo demandas de alta complexidade da microrregião (Itaúna, Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema) e outras microrregiões de saúde da Região Ampliada Oeste.

Os encaminhamentos para o local são feitos a partir de médicos da atenção primária ou secundária; na sequência, os diagnósticos são encaminhados para o Setor de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde, responsável por agendar os procedimentos junto ao Centro.

Pacientes que necessitarem de radioterapia continuarão sendo encaminhados para Divinópolis, que conta com aceleradores lineares para as sessões de tratamento deste tipo.

À época da inauguração, mais de 200 pessoas estavam em tratamento oncológico em Itaúna nos mais diferentes estágios da doença.

Os recursos para custeio do Centro Oncológico são da ordem de R$ 5.066.619,60 (cinco milhões, sessenta e seis mil, seiscentos e dezenove reais e sessenta centavos).

Além do atendimento oncológico, o local poderá contribuir para aperfeiçoamento de alunos do curso de Medicina da cidade. O início efetivo do funcionamento afirma Itaúna como pólo médico regional hospitalar também nesta área.