NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 21 de abril de 2021

A nova funcionalidade possibilitará que o cidadão possa ter fácil acesso a esses documentos – Foto Divulgação TJMG

 

O aplicativo oficial do Governo de Minas, o MG App, disponibilizou nesta semana a funcionalidade de emissão de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito. Dessa forma, em parceria com o Sindicato dos Oficiais de Registro Civil das Pessoas Naturais (Recivil), os cidadãos podem solicitar os documentos pelo celular, sem a necessidade de comparecer presencialmente aos cartórios.

“A nova funcionalidade possibilitará que o cidadão possa ter fácil acesso a esses documentos, imprescindíveis para diversos outros serviços”, afirma o o diretor Central de Atendimento Eletrônico da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Damião Rocha.

De acordo com o presidente do Recivil, Genilson Gomes, a parceria beneficia os cartórios, Estado e sociedade. “Nos cartórios, vamos diminuir o atendimento presencial com as solicitações sendo realizadas pelo MG App. Para o Estado, além de oferecer mais um serviço de natureza pública à população, será reduzido o envio de relatórios físicos, proporcionando mais eficiência e economia. E a população será beneficiada porque terá a facilidade de solicitar os pedidos de 2ª via de certidões por meio do próprio celular. Com isto, evita-se deslocamentos e todo mundo sai ganhando”, ressalta.

 

Como fazer

No menu principal do MG App, estão as opções “Certidão de Nascimento, Casamento e Óbito”. Ao clicar, será possível “Emitir Certidão”, pesquisando pelo nome e município, bem como visualizar em “Minhas Certidões” e as solicitações em andamento ou concluídas.

O solicitante pode optar por receber o documento em casa ou escolher um cartório para buscar a certidão. Caso opte por receber em casa, há uma taxa de entrega. Todos os valores são informados no próprio aplicativo, assim como a geração do boleto para pagamento.