Com Missa, católicos em Itaúna celebram Dia de São Judas Tadeu

28/10/2020 | Itaúna

 

Nesta quarta-feira, 28 de outubro comemora-se o Dia de São Judas Tadeu, conhecido como o santo das causas impossíveis. Neste ano, por causa das medidas de prevenção ao Coronavírus, não haverão as tradicionais barraquinhas e missas presenciais.

A igreja foi decorada e haverá missa online às 19h, que será transmitida pelo canal do Youtube da Paróquia de Sant’ana, e pode ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/channel/UCJ5fg1DT9zkIi2Gu0Q-db8g

 

A Capela

Duas vilas; Vila Santa Marta e Vila Marinho, compunham a Comunidade de São Judas Tadeu. No entanto, num projeto aprovado pela Prefeitura, em 1998, as duas vilas se fundiram, formando o Bairro São Judas Tadeu.

Foi em outubro de 1989 que Pe. Luis Carlos Amorim, pároco naquela época, se reuniu com alguns moradores de lá e propôs-lhes a criação dessa Comunidade, o que foi aceito. Após essa reunião, iniciou-se a caminhada dos habitantes do bairro com uma missa uma vez por mês: ora numa rua, ora noutra. Foi escolhido o apóstolo São Judas como padroeiro da Comunidade. Formou-se um grupo de catequese infantil e, em seguida, dois grupos de reflexão.

Em 1991, Pe. Luis Carlos deixou a paróquia e Pe. Amarildo a assumiu, continuando os trabalhos iniciados no Bairro São Judas. No final desse ano de 1991, nove crianças ali receberam a Primeira Eucaristia. A celebração realizou-se ao ar livre, como também as outras dos dois anos subseqüentes. E na Capela do Hospital Manoel Gonçalves (devido à aproximidade, nessa mesma época, havia encontros de preparação para o Sacramento da Crisma. Com a ajuda da Comunidade de Sant’Ana, comprou-se um lote na Rua Bangu o qual, mais tarde, foi trocado com uma moradora da Comunidade, por um de esquina.

Formou-se, então, um Conselho com o objetivo de iniciar a construção de uma Capela. Os moradores uniram-se e, no dia 28 de outubro, festa de São Judas Tadeu, houve barraquinhas para angariar fundos para a construção.

Com o trabalho, com a dedicação e com o entusiasmo dos moradores, a Capela foi erguida e, no dia 19 de outubro de 1997, fez-se a entronização do Santíssimo Sacramento pelo Pe. Amarildo José de Melo.

 

Quem foi São Judas Tadeu

São Judas Tadeu nasceu na região da Galileia. Era filho de Alfeu e de Maria Cléofas, parentes de Jesus. Seu pai era irmão de São José e sua mãe, prima-irmã de Maria. Portanto, Judas Tadeu era primo-irmão de Jesus e o seu irmão Tiago, chamado “o Menor” tornou-se discípulo como ele.

A Bíblia cita pouco Judas Tadeu, mas, no Evangelho de Mateus, relata-se que ele foi escolhido por Jesus como apóstolo, e, no de João, narra-se que, durante a última ceia, Judas Tadeu perguntou a Jesus: “Mestre, por que razão hás de manifestar-te só a nós e não ao mundo?” Jesus respondeu-lhe que a verdadeira manifestação de Deus está reservada para aqueles que o amam e guardam a sua palavra.

O Novo Testamento contém uma pequena Carta de São Judas, que adverte contra os falsos mestres e propõe os pontos fundamentais de uma vida cristã.

Após ter recebido o dom do Espírito Santo, Judas Tadeu iniciou sua pregação na Galiléia e em outras regiões da Palestina. Por volta do ano 50 fez parte do primeiro Concílio de Jerusalém. Evangelizou na Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia, onde juntou-se ao apóstolo Simão. Converteu muitos pagãos, o que provocou o ódio dos sacerdotes da Pérsia, onde teria sido morto a golpes de lanças e machados.

São Judas é representado com um livro, que simboliza a pregação e a machadinha, com a qual foi morto. Seus restos mortais, após terem sido guardados no Oriente Médio e na França, foram transferidos para a Basílica de São Pedro, no Vaticano.

 

Oração

São Judas Tadeu, apóstolo escolhido por Cristo, eu vos saúdo e louvo pela fidelidade e amor com que cumpriste vossa missão. Chamado e enviado por Jesus, sois uma das doze colunas que sustentam a verdadeira Igreja, fundada por Cristo. Inúmeras pessoas, imitando vosso exemplo e auxiliadas por vossa oração, encontram o caminho para o Pai. Abrem forças para vencer o pecado, e superar todo o mal. Quero imitar-vos, comprometendo-me com Cristo e com sua Igreja, por uma decidida conversão a Deus e ao próximo, especialmente o mais pobre. E assim convertido, assumirei a missão de viver e anunciar o Evangelho, como membro ativo de minha comunidade. Espero, então alcançar de Deus a graça que imploro confiando na vossa poderosa intercessão.

 

 

 

 

 

 

Veja também