NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 18 de junho de 2021

limpeza geladeira

 

 

 

 

 

Para limpar a cozinha, não basta somente passar um pano nas superfícies e limpar a parte externa do fogão – é preciso limpar a geladeira também! Afinal, dos lugares que você deve manter limpos, a geladeira é um dos mais importantes. Comidas estragadas podem contaminar outras com fungos e bactérias rapidamente, aumentando assim os riscos de que sua família sofra intoxicação alimentar. O risco é ainda maior com carne e peixe crus, que podem espalhar germes como E. coli e salmonela. Ao limpar a geladeira, é importante usar os produtos certos e organizar um cronograma de limpeza, para que você mantenha um alto padrão de higiene em sua cozinha. Saiba como limpar geladeira por dentro!

Como limpar o refrigerador

Se sua geladeira tem prateleiras e gavetas removíveis, comece a limpeza por elas. A menos que elas estejam com manchas fortes causadas por resíduos de comida, basta lavá-las bem com água morna e detergente. Para limpar manchas persistentes, produtos para limpar geladeiras ou um produto antibacteriano inofensivo para alimentos são os melhores, mesmo quando o uso de uma solução caseira é possível.

Você pode comprar produtos específicos para limpeza da cozinha, à venda na maioria dos supermercados. Eles normalmente vêm com borrifadores de fácil uso e são inofensivos para os alimentos. Isso significa que, apesar de não borrifá-los diretamente nos alimentos, você pode usá-los para limpar a geladeira e colocar de volta os alimentos sem contaminá-los. Fique longe de qualquer produto que contenha ingredientes químicos pesados, como água sanitária e alvejantes. Antes de usar qualquer produto, teste-o em uma pequena área e, para ter certeza de que é adequado, leia as instruções no rótulo. Não se esqueça de usar luvas para proteger suas mãos e sempre lidar com produtos de limpeza em ambientes arejados.

Mesmo que os produtos desenvolvidos especificamente para limpar a geladeira sejam mais eficientes, algumas pessoas preferem usar métodos caseiros para a limpeza. Para higienizar a parte interna, você pode fazer uma pasta para limpar geladeira com bicarbonato de sódio e água morna ou uma solução com vinagre branco destilado e água morna. Essa solução pode ter um cheiro muito forte, portanto você pode também adicionar algumas gotas de suco de limão para aliviar esses odores. Um prato aberto com bicarbonato de sódio dentro da geladeira pode ajudar a absorver os odores mais fortes de alimentos.

Limpeza da geladeira e manutenção de um cronograma de limpeza

Um plano abrangente de limpeza assegura que sua geladeira e os alimentos dentro dela estejam sempre limpos e saudáveis. Seu plano não precisa considerar uma faxina completa, basta que contenha alguns lembretes úteis para você. Se você quiser manter sua geladeira sempre o mais limpa possível, leve em conta a inclusão das tarefas abaixo em seu cronograma de limpeza da cozinha.

Para fazer todos os dias: enquanto estiver na cozinha preparando o jantar, dedique alguns minutos para ver se há respingos na geladeira. É mais fácil limpar respingos e resíduos enquanto eles ainda estão frescos. Não se esqueça de usar um lenço ou um spray antibacteriano no puxador da porta da geladeira – um dos lugares com maior concentração de germes da cozinha.

Para fazer uma vez por semana: antes de fazer as compras semanais de mercado, organize todos os itens em sua geladeira e jogue fora os alimentos que estiverem estragados ou vencidos. Se algo ainda estiver dentro do prazo de validade, mas você não tiver planos de usá-lo, você pode doar para os vizinhos, evitando assim o desperdício.

Atividades menos frequentes: se necessário, tire tudo da geladeira – incluindo as prateleiras e as gavetas – e faça uma limpeza completa. Você também pode elaborar um plano para limpar diferentes partes da geladeira ao longo do mês.

Como manter a geladeira limpa

Para manter a geladeira limpa, basta seguir essas instruções:

Reduza o risco de contaminação dos alimentos mantendo carne e peixe crus nas prateleiras inferiores da geladeira, para que os fluidos não escorram para os alimentos nas prateleiras de baixo.

Pela mesma razão, separe alimentos crus e cozidos do mesmo modo.

Não deixe que as comidas mofem na geladeira, pois o mofo se espalha rapidamente para outros alimentos.

Arrume os ingredientes logo depois de usá-los – a maioria dos condimentos e alimentos deve ser mantida na geladeira depois de abertos, e não no armário.

Limpe quaisquer resíduos o quanto antes, enquanto eles ainda estiverem frescos. Isso vai tornar a remoção fácil e manter limpos os locais de armazenamento de comida.