NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 12 de maio de 2019

Foto João Marcos Rosa

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte foi considerado o melhor Aeroporto da América Latina e Caribe, na categoria entre 5 milhões e 15 milhões de passageiros por ano, e vai receber o Prêmio Airport Service Quality (ASQ), concedido pelo Airports Council International (ACI) World. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (6/3), pela ACI World, organização representativa dos aeroportos em todo o mundo.

O ASQ é um programa criado em 2006 para avaliar a percepção e experiência de viagem dos passageiros, por meio de 37 indicadores de desempenho. Fazem parte do programa 75% dos 100 aeroportos mais movimentados do mundo. O programa envolve a aplicação de 640 mil questionários por ano, em 47 idiomas e 91 países. O prêmio ASQ reconhece os melhores resultados alcançados pelos aeroportos em todo o mundo.

No Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, 1.404 passageiros participaram da pesquisa durante todo o ano passado.

O ACI World está sediado no Canadá e foi criado para estimular a cooperação entre os membros e outros parceiros da aviação mundial, como a Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci), a International Air Transport Association (Iata) e a Civil Air Navigation Services Organization (Canso).


Crédito: Aeroporto Internacional de Belo Horizonte/Divulgação

Indicadores

A exemplo da Pesquisa de Satisfação do Passageiro, realizada pelo Ministério da Infraestrutura, as notas da pesquisa da ACI World são atribuídas em uma escala de 0 a 5 e avaliam basicamente os mesmos indicadores de qualidade. Em 2018, a nota geral do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte atingiu 4,07.

Na América Latina e Caribe, além do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte foi escolhido o Aeroporto Internacional de Punta Cana (República Dominicana). No Oriente Médio, o  Queen Alia (Jordânia) e na América do Norte, os aeroportos de Indianápolis, Jacksonville e San Antonio (Estados Unidos).

Entre os indicadores que registraram melhor desempenho no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte estão Limpeza do Terminal (nota de 4,42 em uma escala de 0 a 5), Ambiente do Aeroporto (4,37) e Painéis de Voos (4,22).

A cerimônia de entrega do Prêmio ASQ vai ocorrer durante a Conferência do ACI, que será em Bali, Indonésia, em setembro deste ano.

De acordo com o resultado da Pesquisa de Satisfação divulgada pelo Ministério da Infraestrutura, no quarto trimestre de 2018, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte manteve o 3º lugar entre os melhores aeroportos brasileiros, com nota 4,61 (em uma escala de 0 a 5). Em quatro anos, o aeroporto subiu nove posições no ranking, passando da 12ª para a 3ª colocação.

Em janeiro deste ano, Confins foi classificado entre os mais pontuais do Brasil, de acordo com  levantamento “Punctuality League 2019”, realizado pela OAG, empresa de inteligência especializada em análise do transporte aéreo.