NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 19 de julho de 2019

 

A Câmara Municipal dos vereadores aprovou projeto que altera dispositivos na lei e critérios para o funcionamento do Conselho Municipal de Turismo de Itaúna (Comtur-Itaúna), reativando o órgão.

Criado há mais de 20 anos, o Comtur tem como premissa deliberar sobre a política municipal de turismo e ações decorrentes dessa política. Os objetivos são: promover a governança do turismo e fortalecer os elos da cadeia produtiva, fomentando o turismo na cidade e o seu posicionamento como base econômica, propulsora do desenvolvimento local.

Entre as competências do Comtur, estão: o assessoramento ao Executivo na avaliação da Política Municipal de Turismo e na elaboração de planos plurianuais, além da proposição de medidas destinadas a fomentar e democratizar o acesso da população e dos visitantes aos produtos e serviços turísticos; o incremento das receitas provenientes da atividade; e a criação de condições favoráveis para o acesso do setor privado ao mercado.

Apesar de sua importância, nos últimos anos o Conselho estava inativo e a intenção, em reativar o órgão, é conseguir verbas para reavivar o turismo na cidade. De acordo com o vice-presidente da Câmara, Hudson Bernardes, com a aprovação do projeto, Itaúna poderá ser inserida no Circuito Veredas de Turismo e com isto receber verbas do governo estadual.

Além do projeto, os vereadores aprovaram crédito especial que destina R$ 20 mil para reestruturação do Comtur.