Corpus Christi em Itaúna terá missas e tradicional tapete desenhado

19/06/2019 | Centro-Oeste, Destaque

 

No próximo dia 20 de junho a Igreja celebra a Solenidade de Corpus Christi. A festa de Corpus Christi, que significa Corpo de Cristo, acontece 40 dias depois a páscoa. A Igreja comemora essa festa desde o ano de 1264, com a instituição desse festejo pelo Papa Urbano IV com a Bula “Transiturus”.

No Brasil esta festa nos foi introduzida pelos portugueses com procissões esplendorosas: tropas, fidalgos, cavaleiros, andores, danças e cantos. Esta versão brasileira tinha do troar dos canhões até gente importante na vida política da nação, disputando a honra de tocar com as mãos o “Pálio”, aquela proteção de tecidos finos, bordados à mão com os fios de ouro, que protege o sacerdote que leva a “Hóstia Santa”.

Uma festa barroca e em Minas, a tradição dos tapetes começa em Vila Rica, no ano de 1733, quando da inauguração da Matriz do Pilar e era conhecida como “Festa do Triunfo Eucarístico”. Em Itaúna, nossa solenidade começa ao alvorecer, quando os paroquianos após a Celebração Eucarística, se reúnem em torno da Praça da Matriz para confeccionar um tradicional “tapete” para ornar a passagem do “Cristo Vivo na Hóstia Consagrada”, ao entardecer.

 

A Arte dos Tapetes

A confecção dos tapetes de rua é uma magnífica manifestação de arte popular, onde a comunidade envolvida, em perfeita comunhão transforma o trabalho das mãos e a simplicidade dos materiais, em uma respeitosa homenagem ao Santíssimo Sacramento. Utilizando de diversos tipos de materiais como serragem colorida, borra de café, raspa de couro, sal e pequenos acessórios como tampinhas de garrafas e pedras coloridas, confeccionam com grande estilo, um extenso tapete com imagens e símbolos litúrgicos, enaltecendo Jesus Sacramentado.

 

” A confecção dos tapetes de rua é uma magnífica manifestação de arte popular”

 

No Brasil esta tradição de cunho barroco que se estende por várias cidades. Na Paróquia de Sant’Ana, de Itaúna, a tradição dos tapetes foi estimulada pelo saudoso vigário Padre José Ferreira Neto, quando os moradores da praça no entorno da Matriz, enfeitavam as portas e janelas de suas casas, assim como a via pública para a passagem da procissão. E até a presente data o tapete é preservado e reúne centenas de pessoas dentre elas, artistas, as comunidades paroquiais, movimentos e pastorais na sua confecção.

 

Programação: 

Em itaúna a programação do Corpus Christi já está acontecendo desde o domingo, mas as principais atrações você confere logo abaixo:

 

19/06 – 18h30 –Solene Recitação das I Vésperas da Solenidade de Corpus Christi (Liturgia das horas), seguida da Celebração da Santa Missa.

20/06 – 7h – Celebração Eucarística – Matriz de Sant’Ana.

20/06 – 8h – Confecção do tradicional “Tapete” em torno da Praça da Matriz.

20/06 -16h30h–Procissão com o Santíssimo Sacramento  seguida da Bênção e da  Celebração da Santa Missa.

 

Previsão do tempo

Em Itaúna, durante o feriado, existe a possibilidade de uma chuva moderada na sexta-feira, 21 de junho, quando começa o inverno. Haverá aumento de nebulosidade na região e chegada de uma frente fria, poderá causar queda nas temperaturas, que devem variar de uma mínima de 13°C até a uma máxima de 23°C.

Veja também