NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 19 de junho de 2021

corpus christi1

 

 

 

A Paróquia de Sant’Ana realiza dia 4 de junho a Solenidade de Corpus Christi com ampla programação e a confecção do tradicional tapete em torno da praça da Matriz.

Embora tenha sido instituída em 1264, somente cinquenta anos depois a Festa de Corpus Christi tomou seu caráter universal definitivo , quando o Papa Clemente V em 1313 confirmou a Bula de Urbano IV nas Constituições Clementinas de Corpus luris, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial.

 Em 1317, o Papa João XXII publicou este Corpus luris , determinando que se levasse a Eucaristia  em procissão pelas vias públicas. Mais tarde, o Concilio de Trento (1545 – 1563) realçou a importância da Procissão Eucarística pelas ruas da cidade como manifestação pública de fé na presença verdadeira do Cristo na Eucaristia.

No Brasil a festa foi trazida pelos colonizadores portugueses com o costume de ornar as ruas e locais por onde passavam as procissões. Em Minas, a tradição dos tapetes começa em Vila Rica, no ano de 1733, quando da inauguração da Matriz do Pilar e era conhecida como “Festa do Triunfo Eucarístico”.

Na Paróquia de Sant’Ana a Festa do Corpo de Cristo é preparada com bastante antecedência, já que para homenagear o “Cristo Vivo”, um belo e tradicional tapete é confeccionado em volta da Praça da Matriz de Sant’Ana. Tapete esse que conta com décadas de tradição e mobiliza a comunidade paroquial e todas as suas pastorais, assim como inúmeras pessoas de outros bairros. O tapete é religioso e também uma expressão cultural, já que para “tecê-lo reúne a maioria dos artistas plásticos itaunenses.

2 de Junho – Adoração Eucarística nas capelas de todas as comunidades da Paróquia;

03 de Junho – Matriz – das 19h às 19h30, Adoração Eucarística e em seguida, a Santa Missa;

04 de Junho – Solenidade de Corpus Christi:

7h – Matriz -Missa e bênção de envio para a confecção do Tapete de Corpus Christi;

7h40 – Início dos trabalhos de Confecção do Tapete;

17h30 – Matriz – início da procissão com o Santíssimo Sacramento seguida da Celebração da Santa Missa.

 

corpus christi2

 

corpus christi3

 

corpus christi4