Em vídeo divulgado nesta sexta-feira 04/3, o Prefeito de Itaúna , Neider Moreira flexibiliza uso de máscaras em espaços abertos no município.
O Decreto estabelece em seu artigo 1º que “fica flexibilizado o uso de máscaras e desobrigado seu uso em praças, parques, vias públicas e demais espaços abertos arejados”.
A mesma decisão já foi tomada por diversas cidades no Estado. A Prefeitura de Itaúna ressalta a necessidade de continuidade das medidas de segurança / prevenção e, sobretudo, da vacinação contra a Covid.
É preciso lembrar que ainda estamos em pandemia.
De acordo com o Procurador-Geral do Município, Guilherme Nogueira Soares, “vários foram os aspectos levados em consideração, dentre eles dados da Secretaria Municipal de Saúde e do próprio Hospital Manoel Gonçalves.
Acreditamos que a pandemia do Coronavírus está sob controle no momento na cidade e por isso é possível tal flexibilização. Lembrando que locais fechados permanece como obrigatório o uso de máscaras como já vinha acontecendo antes. E é com participação responsável de todos que caminharemos para o fim desta terrível pandemia”, disse.
Cidades como Divinópolis, Belo Horizonte, por exemplo, retirou nesta sexta a obrigatoriedade do uso da máscara ao ar livre.
O Governador mineiro, Romeu Zema relembrou que o estado orienta as cidades, e que os prefeitos, a partir da orientação, têm autonomia para definir as diretrizes quanto à pandemia.
Números desta sexta
Segundo atualização da Secretaria Municipal de Saúde, foram confirmados 27 casos de Covid nas últimas 24 horas, menor registro desde Janeiro.
Considerando o início da pandemia até agora, são 20.293 casos no município. Destes, 302 pessoas morreram após complicações com a infecção da COVID-19.
A média móvel dos últimos 7 dias também vem registrando diminuição de casos. Nesta sexta a média é de 29,57. Em janeiro, no auge da pandemia, a média chegou a quase 500 casos, com a cidade confirmando quase 800 infecções.
Boletim Hospitalar
As internações por complicações com o coronavírus também vem diminuindo. Segundo o boletim hospitalar, 5 pessoas tratam a doença nesta sexta. Sendo 3 no CTI Covid, dois de Itaúna e um da região. Na ala de enfermaria outros 2 pacientes em acompanhamento, um de Itaúna e outra microrregião.
Covid-19: uso de máscaras se torna opcional em espaços abertos em Divinópolis