
Pelo segundo dia seguido, boletim registra aumento no número de casos de Covid – Foto Adilson Nogueira
O município de Itaúna registrou um novo aumento no número de casos confirmados do coronavírus nas ultimas 24 horas. De acordo com o boletim atualizado pela Secretaria de Saúde, no fim da tarde desta quinta-feira 23/12, foram 12 pessoas contaminadas de quarta para quinta.
É o segundo aumento consecutivo. Na atualização desta quarta-feira 22/12, já tinha sido registrado um aumento considerável em relação as semanas anteriores, na ocasião 8 pessoas foram infectadas.
A média de casos positivos por boletim, vinha ficando entre 0 e 3 confirmações, por quase um mês. Neste período a cidade chegou a ter apenas 1 paciente em acompanhamento. Número que subiu para 14 na quarta e para 26 nesta quinta-feira 23/12.
Números da pandemia
Desde o inicio da pandemia 12.031 itaunenses se contaminaram, deste total 285 pessoas morreram por complicações com a doença e 26 pessoas estão com caso ativo, sendo monitoradas. A morte mais recente foi informada no começo de dezembro.
Hospital Manoel Gonçalves zera internações

Além de Itaúna, o hospital atende os municípios de Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema – Foto reprodução
Desde a ultima sexta-feira, 17/12, quando o Hospital Manoel Gonçalves zerou pela primeira vez o número de internações por coronavírus, não é divulgado novos boletins diários. No boletim da prefeitura consta 0 paciente internado.
Alem de Itaúna, a entidade é referência no tratamento da doença para os municípios de Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema, que fazem parte da microrregião.
Aplicação da 2ª dose da Janssen começa dia 28/12

Obrigatório documento oficial com foto e o cartão de vacinas – Foto: Uarlen Valério
A Secretaria Municipal de Saúde informou que começa na terça-feira 28/12, a aplicação da segunda dose da vacina Janssen em Itaúna. Todas as pessoas que tomaram a vacina ao longo da campanha também receberão dose de reforço (2ª dose) com o mesmo imunizante, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde.
A vacinação ocorre na terça-feira das 9h as 11h em todas as unidades de saúde. Serão 185 doses disponível no Posto Central e 65 doses nas demais ESF´s.
Não é preciso fazer cadastramento, obrigatório a apresentação de documento oficial com foto e o cartão que comprove o recebimento anterior deste mesmo imunizante.
É necessário intervalo mínimo de 60 dias entre as doses. Lembrando que é reforço exclusivo só para aqueles que tomaram a vacina da Janssen.