NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 15 de julho de 2019

 

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) irá ganhar uma nova sede própria, que vai oferecer mais conforto e discrição aos usuários, além de mais qualidade aos técnicos que lá trabalham.

O investimento total é de R$ R$350.000,00 com recursos do município e emenda parlamentar. A nova sede será localizada no bairro de Lourdes. A previsão para conclusão da obra e de 90 dias

O Creas é uma unidade pública da política de Assistência Social, que atende famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, com violação de direitos, como: violência física, psicológica e negligência; violência sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção; situação de rua; abandono; trabalho infantil; discriminação por orientação sexual e/ou raça/etnia; cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade por adolescentes, entre outras.

Segundo o secretário municipal de assistência social, Élvio Marques da Silva, o trabalho exercido pelo Creas é de extrema importância “ O Creas é o nosso ‘pronto socorro’ social. São técnicos como psicólogos, assistentes sociais , advogados e estagiários a disposição da população para não só atendê-los, mas também acompanhá-los.

O Ingresso ao CREAS pode ocorrer por meio de demanda espontânea de famílias e indivíduos que busquem o serviço, encaminhamento dos diversos equipamentos da rede municipal, como saúde, educação, dentre outros, encaminhamento judicial, como por exemplo: Fórum (TJMG), Ministério Público, Conselho Tutelar e pelo Serviço Especializado de Abordagem Social.

Localizado na Avenida Getúlio Vargas, 861, Centro, o CREAS atende toda área urbana e rural do município, por meio de convocações para comparecimento ao serviço, visitas domiciliares ou abordagens de rua.