NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 10 de dezembro de 2019

Focada na prevenção, socorro, assistência e reconstrução, a Defesa Civil realiza importante trabalho, evitando ou minimizando desastres naturais e imprevistos tecnológicos.Somente entre fevereiro e outubro deste ano, por exemplo, foram realizados 100 atendimentos de vistoria, notificação de risco e encaminhamento à Secretarias para solução de demandas.

Dentre os diversos atendimentos prestados à comunidade estão análises de trincas, postes quebrados, barrancos, árvores, e outras situações, que possam ocasionar quedas/desmoronamentos e atingir possíveis vítimas. Outro ponto importante neste trabalho foi a criação do Plano de Contingência Municipal, documento que tem por objetivo estabelecer uma série de atividades para a equipe municipal, de modo a, em situações de risco, reduzir a possibilidade de perdas ou danos causados è população. Por meio de planos de emergência, envolvendo agentes públicos e não governamentais, ações são traçadas objetivando a integridade da população e a garantia da ordem social.

De acordo com Márcia Moreira, coordenadora da Defesa Civil na cidade, “a população pode contar com este serviço por meio do telefone 199. A ligação é gratuita para informações ou sinistros”, explica. Interessados em obter previsões do tempo diariamente podem se cadastrar via SMS pelo telefone 40199, informando o CEP de sua residência, serviço este liberado pela Defesa Civil de Minas Gerais.