NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 25 de janeiro de 2021

Agostinho Patrus continua na presidência da Assembleia – Foto Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

 

O deputado estadual Agostinho Patrus (PV) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A votação sobre a composição da Mesa Diretora do Parlamento ocorreu nesta sexta-feira (04/12). A maioria do grupo responsável por liderar os trabalhos foi reconduzida aos seus postos. A única mudança ocorreu na 2° vice-presidência: Cristiano Silveira (PT), deu lugar a Doutor Jean Freire, colega de partido.

O novo mandato da Mesa Diretora começa em fevereiro próximo ano. A chapa encabeçada por Agostinho Patrus vai comandar a Casa até 31 de janeiro de 2023. (Veja, ao fim deste texto, a composição completa da Mesa).

Apenas uma chapa concorreu aos cargos da Mesa. Agostinho foi reeleito por unanimidade. Segundo ele, a prioridade é dar continuidade ao processo de fortalecimento do Parlamento Estadual. Como exemplo, ele citou o Assembleia Fiscaliza — série de sabatinas ao secretariado do Palácio Tiradentes.

 

“Vamos continuar o trabalho de fortalecimento e independência do poder Legislativo. Criamos o Assembleia Fiscaliza, que foi fundamental nessa atuação de cobrança, ao governo do estado, das ações realizadas e de como os recursos públicos foram investidos. Em um momento em que os recursos são tão escassos, é fundamental que eles sejam bem aplicados, bem gastos e retornem à população com qualidade”, afirmou.

 

Orçamento na pauta

Nesta sexta, os deputados estaduais voltam ao plenário para votar o Orçamento do governo mineiro para o próximo ano. O texto enviado pelo poder Executivo prevê rombo de R$ 16,2 bilhões nas contas públicas. Trata-se de um deficit R$ 2,9 bilhões que o estimado para 2020.

 

Composição da Mesa – fevereiro de 2021 a janeiro de 2023

 

Presidente: Agostinho Patrus (PV)
1° vice-presidente: Antonio Carlos Arantes (PSDB)
2° vice-presidente: Doutor Jean Freire (PT)

3° vice-presidente: Alencar da Silveira Júnior (PDT)
1° secretário: Tadeu Martins Leite (MDB)
2° secretário: Carlos Henrique (Republicanos)
3° secretário: Arlen Santiago (PTB)

 

Do Uai