NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 24 de junho de 2021

Os dois projetos foram aprovados por unanimidade na Câmara – Foto Reprodução

 

Durante a reunião da Câmara de Itaúna, nessa terça-feira, 08/06, os vereadores aprovaram dois projetos relacionados à saúde dos moradores de Itaúna. Um deles prevê o direito dos beneficiários do Sistema Único de Saúde (SUS) ao acesso à informações sobre sua saúde e o outro dispõe sobre o atendimento de pacientes com câncer em outros municípios.

 

O primeiro projeto garante o acesso do beneficiário do SUS à denominação, ao endereço e ao telefone do centro de saúde ao qual está vinculado, ao conteúdo do prontuário clínico, às prescrições de medicamentos e de produtos de interesse da saúde, à carteira de vacinação e ao calendário de vacinação, além das datas e horários de consultas agendadas.

 

Para garantir todas essas informações à população, segundo a proposta, poderá ser realizado pelo município um cadastro único digital que permita ao usuário acesso remoto com login e senha. Além disso, o PL prevê um prazo de 2 anos para a cidade regulamentar a lei. O vereador Alexandre Campos é o autor da proposta.

 

O outro projeto aprovado estabelece prioridade em atendimento fora do domicílio aos portadores de câncer. A prioridade segundo a proposta, se dará a transportar esses pacientes em carros de passeio, assegurando assim, mais rapidez e menos sofrimento em suas viagens.

 

O autor, vereador Joselito Gonçalves, justifica que os paciente de câncer são levados em vans, ônibus juntos com várias pessoas e o tratamento realizado é muito desgastante pela absorção de energia provocada no paciente causando muito mal em consequência do tratamento. Neste modelo atual de transporte, os pacientes ficam esperando até os demais pacientes serem atendidos para retornar.

 

As duas propostas foram aprovadas por unanimidade na Câmara.