Eleitores podem treinar votação em simulador do TRE

3/11/2020 | Minas Gerais

 

A pouco menos de duas semanas para as eleições municipais, os eleitores já podem treinar no simulador de votação, disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral (TER-MG).

No treinamento para primeiro turno, a ferramenta apresenta a mesma ordem que aparecerá no dia da votação. Primeiro vota em vereador e, depois, prefeito. No treinamento para segundo turno, há o voto apenas para prefeito.

O simulador está disponível na página eleições 2020. Nele, é como se o eleitor estivesse diante de uma urna eletrônica de verdade. Nas telas das duas votações, aparecerá a lista dos partidos, o eleitor verá quem são os candidatos a vereador ou a prefeito/vice-prefeito. Todos os partidos e candidatos são fictícios e os números não correspondem aos reais.

Após cada voto, a urna virtual emite um sinal sonoro curto e, logo após o bipe do voto para prefeito, um som mais longo, indicando o encerramento da votação, momento em que aparece a palavra fim na tela, exatamente como acontece nas urnas eletrônicas de verdade.

A proposta é dar mais agilidade no dia da votação, 15 de novembro.

Veja também