NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 10 de dezembro de 2019

Uma reunião realizada na manhã desta segunda-feira (02), na Superintendência Regional de Saúde, em Divinópolis deu início ao processo de instalação do serviço de hemodinâmica (alta complexidade em cardiologia e procedimentos endovasculares intervencionistas) em Itaúna.  Segundo o município, o trabalho se estende há meses, juntamente com o Conselho Curador do Hospital Manoel Gonçalves para a habilitação deste tipo de atendimento na cidade. A defesa da viabilidade do serviço foi realizada em diversas instâncias do órgão regional, por sustentação oral e apresentação de documentos comprobatórios da necessidade.

No encontro de hoje, o Superintendente Regional de Saúde, Alan Rodrigo da Silva, informou, que na última semana, uma reunião do Comitê Regional Intergesterores aprovou a instalação do serviço em Itaúna. O processo segue agora para Belo Horizonte, onde a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) decidirá pela homologação. O último passo será em Brasília (caso aprovado na esfera estadual – CIB), onde será publicada a portaria de habilitação do serviço.

A instalação do serviço de hemodinâmica em Itaúna é um pedido antigo da comunidade . A possibilidade de concretização surgiu a partir do recente anúncio de investimento de um grupo empresarial na expansão/construção de um novo bloco na Casa de Caridade Manoel Gonçalves de Souza Moreira.

Hemodinâmica

A hemodinâmica se propõe realizar exames diagnósticos e intervenções terapêuticas por meio de radiologia cardiovascular, usualmente recorrendo a catéteres e injeções de contraste. Executam-se também procedimentos terapêuticos como angioplastia, drenagens e embolizações terapêuticas.