Emissão de carteiras de identidade é paralisada

9/02/2015 | Itaúna

carteira identidade paralisada

 

 

 

A emissão das Carteiras de identidade e das segundas vias do documento, habitualmente feitas na Delegacia de Itaúna, localizada na Praça da Matriz, ao lado do Edifício Benfica foi paralisada.

O serviço foi interrompido nesta segunda-feira, 09, até o dia 28 de fevereiro. As pessoas interessadas podem ir até a cidade de Divinópolis para pedir a emissão do documento na Unidade de Atendimento Integrado, que fica na Rua Goiás, 206 – Centro.

Os interessados em fazer sua  Identidade devem ter em mãos:

2 fotos 3×4, iguais e recentes

Certidão de Nascimento (original e cópia)
Para pessoas que não tiveram alterações no sobrenome por casamento
(Caso não possua a original, esta poderá ser substituída por uma cópia autenticada)

Certidão de Casamento (original e cópia)
Para pessoas que, após o casamento, alteraram o sobrenome

Certidão de Casamento Averbada (original e cópia)
Para pessoas que alteraram o sobrenome por divórcio ou separação

Documentos Opcionais:

É possível que o seu RG apresente o número de alguns documentos como:

CPF

PIS/PASEP

RG Escolar

Para que o número desses documentos estejam presentes em sua Identidade é necessário apresentar os originais juntamente com os demais documentos exigidos para a emissão da Carteira de Identidade.

Menores de 16 anos

Para tirar a Carteira de Identidade, menores de 16 anos devem estar acompanhados por um de seus responsáveis (pai, mãe, tutor, guardião ou acompanhante nomeado por Juiz da Vara de Infância e Juventude), portando Documento de Identidade original.

Para os casos de tutor ou guardião, é necessário levar também o original do Termo de Guarda ou Tutela que pode ser substituído por um Ofício assinado pelo Juiz da Vara de Infância e Juventude autorizando ao acompanhante representar a criança ou adolescente junto ao órgão de emissor do documento.

Menores de 16 anos casados/emancipados não precisam de autorização do responsável.

Taxas

1ª via: Não há taxa.

2ª via por motivo de roubo ou furto: Apresentando o Boletim de Ocorrência, não há taxa.

2ª via por perda, estravio, documento danificado etc: R$ 29,06.

Os Postos Poupatempo oferecem a opção de entrega do RG pelo Correio, mediante pagamento da taxa do Sedex (R$ 12,33).

Isenção de taxa para emissão da 2ª via do RG

A taxa de emissão da segunda via não é cobrada nos seguintes casos:

Furto ou roubo: é necessário apresentar cópia ou original do Boletim de Ocorrência;

cidadãos que se declarem pobres nos termos da lei 7115/83: é necessário assinar a Declaração ou Termo de Pobreza. Esta declaração pode ser adquirida gratuitamente nos próprios locais de emissão do documento;

homens acima de 65 anos e mulheres acima de 60 anos;

desempregados há pelo menos 3 meses: é necessário apresentar a Carteira de Trabalho com registros atualizados;

erro na digitação de dados no RG: para que a nova via seja emitida sem custos, é necessário que a reclamação ocorra em um prazo de 90 dias a contar da data em que o documento foi emitido.

 

 

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