NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 14 de maio de 2019

 

As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizaram 25 partos na região Centro-Oeste de Minas entre 2017, quando o serviço foi inaugurado na região, e 2019.

Com sede em Divinópolis, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (Cis-Urg), responsável pelo Samu, é responsável pelo atendimento a 54 municípios do Centro-Oeste mineiro.

De acordo com os dados, Formiga e Itaúna foram as cidades com o maior número de partos realizados por uma equipe do Samu no período. Em Formiga, as equipes realizaram seis partos de gestantes. Já em Itaúna, foram registrados cinco nascimentos pelas mãos de profissionais do serviço.

Em Pará de Minas, foram realizados três partos. Divinópolis, Nova Serrana, e Pitangui registraram dois partos cada. Já Arcos, Santo Antônio do Amparo, Itapira, Martinho Campos e Oliveira tiveram um registro cada.

Parto de alto risco
Um dos partos registrados em Itaúna foi um parto de alto risco. Na ocasião, uma adolescente de 17 anos, que seria transferida do Hospital São Francisco, em Iguatama, para o Hospital Sofia Feldman, em Belo Horizonte, rompeu a bolsa enquanto era transportada e deu à luz no trevo de Itaúna.

Segundo o Samu, o parto era considerado de alto risco, pois a adolescente estava grávida de 34 semanas. De acordo com o médico responsável, Luiz Nazareno, a paciente já apresentava dores abdominais quando saiu de Iguatama. No caminho, as contrações aumentaram, ela teve uma dilatação completa e rompeu a bolsa.