NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 15 de novembro de 2019

 

A 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), contou com a participação de dezessete alunos de 4 instituições, sendo estas, Escola Municipal Dona Dorica, Escola Sesi Dário Gonçalves de Souza, Colégio Cidade de Itaúna – Sistema Losango de Ensino e Colégio Sant’Ana. No geral Olimpíada contou com a participação de 884.979 mil alunos distribuídos em 9.965 escolas

 

Na manhã desta quinta-feira, 7 de novembro, foi realizada uma solenidade de homenagem aos alunos premiados na olimpíada. Estudantes e professores, assim como suas respectivas escolas, receberam medalhas e certificados pelo bom desempenho na realização das provas.

 

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), são realizadas anualmente, em todo Brasil, envolvendo alunos de escolas públicas e privadas, do Ensino Fundamental e Médio, com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), órgãos vinculados ao Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e também com patrocínio da Universidade Paulista (UNIP).

 

O objetivo da OBA é levar o conhecimento astronômico correto e atual aos alunos e professores, envolvendo planetários, clubes de astronomia ou de ciências, astrônomos profissionais e amadores em um mutirão astronômico em prol do ensino e da divulgação da astronomia.