Explosão de Covid: Carnaval de rua é cancelado em todo o Centro-Oeste

20/01/2022 | Itaúna

Desfile do Bloco Pau de Gaiola na Praça da lagoinha, no carnaval 2020 – Foto reprodução

 

 

O aumento da Covid que fez bater o recorde da média móvel de casos no município de Itaúna e na região Centro-Oeste, levou o Comitê da Macroregião oeste a suspender todos os eventos de rua durante o Carnaval 2022.

 

Em comunicado na tarde desta quinta-feira 20/1, a Prefeitura de Itaúna informou que por causa do aumento no número de contaminações em Minas, aumento no número de hospitalizações e ocupação de leitos de UTI e UTI pediátrica, o Comitê decidiu em reunião realizada no dia 14/1, pela suspensão do carnaval.

 

Ainda de acordo com o comunicado, a partir do inicio verificou um aumento de 900%, no número de novos casos de Covid. E nos últimos quatorze dias subiu para 4.160%.

 

O total de leitos disponíveis para tratamento da doença também teve aumento na ocupação, agora com 40% vagas de UTI adulto, 80% de UTI pediátricas e 60% para leitos de enfermaria.

 

Espera que o cancelamento do carnaval em todas as cidades da região, contribua para diminuir a propagação da doença. A nota lembra que a medida mais importante ainda é a vacinação.

 

Comitê suspende todos eventos de rua durante o Carnaval – Foto divulgação PMI

 

 

Disparada da Covid

 

A média móvel de casos da Covid-19 em Itaúna ultrapassou a marca de 134 infecções por dia e e atingiu nesta quarta-feira 19/1, o maior patamar desde o começo da pandemia, superando marcas de 2021, impulsionado pelo aumento da variante Ômicron.

 

Só nos dezenove primeiros dias de janeiro, são 1.285 itaunenses contaminados.

 

Ate as 19h desta quinta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde, não havia divulgado o boletim dos casos de covid das ultimas 24 horas. Na quarta-feira foram confirmados 203 contaminações e mais um óbito por complicações com a doença.

 

288 vidas perdidas

 

Uma idosa de 87 anos com comorbidades é mais uma vítima da pandemia, conforme divulgado pela Secretaria de Saúde, junto ao Hospital Manoel Gonçalves nesta quarta-feira 19/1.

 

Esse é o óbito de número 288 em decorrência da doença. A morte mais recente havia sido registrada na última quinta-feira, 13/01, um homem de 59 anos, também com doenças prévias.

 

 

 

 

 

 

Veja também