NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 21 de agosto de 2019

As festividades da Festa de Nossa Senhora do Rosário, conhecida como Reinado – começaram cedo em Itaúna.

No início da manhã, houve o tradicional  café na casa das anfitriãs a Rainha de Santa Efigênia, Dona Sãozinha, no Bairro Santo Antônio e também no Bairro das Graças, na casa da Dona Maria Ana, no bairro das Graças, onde eram esperadas mais de 1.200 pessoas.

Houve ainda a  Santa Missa e logo em seguida,  a procissão com andar de Nossa Senhora do Rosário contornando a pracinha que abriga a Igreja do Rosário e a sede das Sete Guardas. Além do Cortejo das Guardas com os andores dos santos patronos do reinado, saindo da casa da rainha de Santa Efigênia, Conceição Basílio (Dona Sãozinha). E o pagamento de promessas, onde as pessoas carregam em suas cabeças as coroas de metal.

16 de agosto

A partir das 19h, acontece o pagamento de promessas pelas guardas de reinado pelas irmandades do rosário e sete guardas

17 de agosto

19h – Concentração das guardas em frente ao altar para celebração da Santa Missa de encerramento da festa, presidida pelo Padre Everaldo Quirino de Almeida

Em um Reinado, tudo é sobre fé e, portanto, tudo é sagrado: instrumentos, vestimentas, rituais, encenações. Ha vários elementos importantes de uma Congada  como  o rosário (símbolo da devoção à Nossa Senhora), a corte formada por um rei e uma rainha, normalmente homens e mulheres admirados pela comunidade, e as bandeiras: estandartes de tecido ornamentados que muitas vezes trazem imagens de santos e abrem os caminhos para o início dos folguedos ou das festas em casas.

Video: Celmo

Fotos enviadas pela coordenação da Igreja de Nossa Senhora do Rosário